Um novo software desenvolvido pelo Incra vai agilizar os trabalhos de vistoria e de cadastramento de imóveis rurais no país. O Programa Gerador de Declaração (PGD) é um subsistema coletor de dados cadastrais de imóveis, que possui uma interface mais amigável e torna mais palatável o registro de informações. O próprio software importa informações do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), corrige dados preenchidos errados, avisa quando há erros de registro e exporta as informações atualizadas para o SNCR.
A partir de setembro, a ferramenta ficará disponível no site do Incra para download pelos órgãos estaduais de terras. O anúncio foi feito pela coordenadora-geral de Cadastro Rural do Incra, Lucimeri Selivon, durante o I Encontro de Regularização Fundiária, que ocorre até esta quinta-feira (20), em Beberibe (CE), a 60 quilômetros de Fortaleza. Institutos de terras interessados também podem entrar em contato com o Incra e solicitar o acesso ao programa.
Para facilitar o trabalho dos técnicos que vão a campo, o Incra também desenvolveu uma versão móvel do PGD. O PGD Móvel é um programa que pode ser baixado em um Palm Top para preenchimento de cadastro na própria área rural. As informações preenchidas podem ser descarregadas em qualquer computador, dando agilidade aos trabalhos de vistoria e de cadastramento, acelerando o processo de titulação de imóveis rurais.
Segundo coordenadora-geral de Cadastro Rural do Incra, a disponibilização do programa é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Incra, a Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), a associação dos Notários Registradores do Brasil (Anoreg), a Associação Nacional dos Órgãos Estaduais de Terra (Anoter) e o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), que será assinado ainda este mês. (Incra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário