Operação Pólo A/Arco-de-fogo, iniciada em 18 de agosto deste ano na Região de Ariquemes, já apreendeu mais de 10 mil m³ entre toras e madeira serrada. Houve seis embargos em 60 serrarias vistoriadas, foram apreendidos 27 caminhões e lavrados mais de 90 autos infração quem, em conjunto, somam mais de R$ 8 milhões.
O foco da operação é a fiscalização contra ilícitos ambientais, principalmente na industrialização e comercialização ilegal de produtos florestais. Na operação, atuam como parceiros do Ibama a Polícia Federal, Força Nacional e Batalhão Polícia Ambiental.
Segundo o chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama em Rondônia, Renê de Oliveira, com a diminuição de áreas passíveis para exploração florestal no estado, a pressão sobre unidades de conservação e terras indígenas aumenta, gerando grandes prejuízos ao meio ambiente. Para o superintendente do Ibama em Rondônia, César Guimarães, um dos maiores empecilhos para a ação fiscalizatória é a ausência de situação fundiária concreta no estado, onde poucas área possuem títulos definitivos, impedindo a emissão de Licenciamento Ambiental e, consequentemente, liberação de Planos de Manejo Florestal Sustentável.(Rondonotícias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário