O deputado federal Anselmo de Jesus (PT-RO) ocupou a tribuna da Câmara para saudar os jovens de Rondônia participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá de 23 a 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro. Esta edição terá como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações.”
Anselmo disse que há muito tempo a juventude católica de Rondônia se prepara, com celebrações e encontros, para que mais de 500 jovens, de 19 paróquias do estado participem do momento de fé na capital fluminense.
De acordo com o parlamentar, fiéis de todos os cantos do Brasil aguardam com ansiedade o evento “voltado para construir pontes de amizade e esperanças entre o povo cristão dos continentes.” Um dos destaques dessa edição será a primeira grande visita do papa Francisco, após ser nomeado como líder máximo da igreja.
A jornada é uma oportunidade única de reflexões “para revitalizar o entusiasmo missionário entre os jovens e reforçar a opção preferencial pelos valores cristãos”, frisou o deputado.
História
Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, em comemoração ao Ano Santo da Redenção. Nessa ocasião, o pastor entregou aos jovens a cruz que se tornaria um dos principais símbolos do encontro, trata-se da Cruz da Jornada.
O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. No mês de março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano, nesse mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude. A primeira JMJ ocorreu na cidade de Roma, em 1986.
A jornada, que é realizado com intervalo de dois ou três anos, promove encontro internacional de jovens católicos com o papa. A última edição em 2011, na cidade de Madri, na Espanha e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas de mais de 190 países.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário