Na última semana, entre os dias 8 e 12 de setembro , o Prevfogo da Superintendência do Ibama de Rondônia, ministrou um treinamento formando uma brigada de incêndio voluntária na comunidade Joana D’Arc, localizada a 90 Km de Porto Velho.
A comunidade Joana D’Arc é um dos locais críticos e vulneráveis para incêndios, com um triste histórico de queimadas nos anos anteriores. A comunidade precisava de conhecimentos e alternativas para o uso do fogo, pois são pessoas que trazem há gerações a cultura das queimadas. O curso abriu as portas para a busca de alternativas mais sustentáveis.
O treinamento iniciou com atividades teóricas sobre o comportamento do fogo, com temas referentes ao seu manejo, as partes que o compõe, seu comportamento, o triângulo do fogo, modelos de propagação, fatores que influenciam no comportamento do fogo, etc. No sábado os brigadistas tiveram um treinamento simulado.
Antes da simulação houve a preparação do local, quando os novos combatentes do fogo demonstraram suas habilidades no manejo das ferramentas, foices, enxadas e rastéis para abertura de aceros (trincheiras onde o fogo deve se extinguir), uso de bombas costais, abafadores e moto bomba no combate ao fogo. Além do uso das ferramentas, os participantes do curso tiveram que demonstrar as estratégias de combate com disciplina e organização.
Todo o trabalho foi realizado com técnicas de combate ao fogo que agilizam e multiplicam a eficiência. Algumas vezes os combatentes mantinham uma distância enquanto utilizavam as ferramentas alternadamente, outras vezes, seu uso era solicitado em sincronismo, foi assim que a equipe demonstrou que está preparada para ir à luta, se for preciso.
Segundo a coordenação do Prevfogo, as brigadas de incêndios minimizam a utilização do fogo na região em que são formadas, seja pela presença das brigadas que inibe possíveis infratores, seja pela conscientização e divulgação dos prejuízos causados pelo fogo que elas fazem em suas comunidades.
Nas palavras do superintendente do Ibama/RO, que se fez presente no encerramento do curso, “esta atividade demonstra que o ‘Ibama descruzou os braços’ e ‘colocou a mão na massa’, formando brigadistas nas comunidades mais atingidas e serão estas que trarão a grande mudança de um passado destrutivo para um processo sustentável no futuro próximo”. (Ascom Ibama/RO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário