sábado, 18 de agosto de 2012

Coocaram premia os melhores cafés de Rondônia

A cooperativa de produtores rurais, Coocaram, realizou nos dias 3 e 4 de agosto, a 7ª edição do Prêmio de Qualidade do Café. O evento premiou os melhores cafés produzidos no Estado de Rondônia. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Coocaram, Fundação Banco do Brasil, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Agricultura e Regularização Fundiária (Seagri) e SEBRAE.

A premiação foi realizada em Ji-Paraná e contou com a presença de 450 agricultores, estudantes e representantes de várias instituições. O critério de classificação foi validado pelo assistente-técnico da Emater-RO, Benedito Alves.

Um dos destaques do evento foi o café orgânico. Um projeto feito em parceria com Fundação Banco do Brasil fornece apoio aos agricultores e associações, com foco na produção e processamento de café orgânico, que já é exportado para países como Alemanha e Itália. Está em fase final de implantação uma sala de classificação e degustação de café que será uma das melhores da região norte do Brasil. Recente avaliação feita pela empresa Conilon Brasil, que detém a exclusividade no desenvolvimento do protocolo criado pelo Coffee Quality Institute (CQI), os cafés orgânicos de Rondônia obtiveram nota acima de 80 pontos.

O presidente da Coocaram, Jairo Brozeguini, destacou o valor do evento para reestruturação da cadeia produtiva do café em Rondônia. Segundo ele, “a Coocaram dá uma contribuição importantíssima com a realização da sétima edição do prêmio, pois coloca novamente a cadeia produtiva do café na pauta de ações políticas do estado, dado o atual estágio de sucateamento desta cadeia produtiva para a agricultura familiar no estado.”

Vencedores

Na categoria orgânico os vencedores foram:
Rubens Paulo Lopes - 1º lugar
Marcio Pasoline Caetano - 2º lugar
José Silva Dias - 3º lugar
Antonio Alves Dias - 4º Lugar
Valdeci Krauser - 5º lugar

A Coocaram é uma cooperativa de produção localizada na região central de Rondônia, na Amazônia Ocidental. Atualmente é a maior cooperativa do seguimento da agricultura familiar do Estado. O carro chefe da produção dos agricultores é o café. A cooperativa desenvolve e apoia os processos de produção agroecológicos, como também as formas de comercialização.

Com informações da Coocaram

Coordenador da Seagri participa de Congresso Internacional

Rondônia é participa de Congresso Internacional O coordenador de Gestão de Programas e Projetos Estratégicos, Leonel Amaral da Silva, participou do XXIV Congresso Internacional de Avicultura, realizado em Salvador, entre os dias 04 e 10 de agosto.

O principal objetivo do evento foi discutir sobre a avicultura com foco na agricultura familiar, como tendências, mercado e fraquezas. Rondônia foi destaque no Congresso por estar implantando o Programa de Agricultura Familiar (PAF) no Estado. “Estamos implantando o PAF em dois polos: Ariquemes e Alvorada do Oeste, mas o objetivo é que o Programa seja implantado em 21 municípios rondonienses, atendendo cem famílias em cada município”, informa o coordenador. O coordenador acrescenta que é importante Rondônia participar deste tipo de discussão por ser um Estado de agricultura familiar.

O Congresso teve participação dos estados brasileiros de Rondônia, Piauí, Rio Grande do Sul, Alagoas e Paraná, de países, como Estados Unidos, França, Portugal, Alemanha, Tailândia, Itália, Moçambique e Angola e de empresas do setor de avicultura.

Seagri