quinta-feira, 18 de julho de 2013

Anselmo de Jesus discute custo da energia elétrica em Rondônia

Deputado Anselmo durante audiência com autoridades do MME
O alto custo da tarifa de energia elétrica em Rondônia foi debatido com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtnr. A audiência solicitada pelo deputado Anselmo ocorreu nesta terça-feira (17), na sede da pasta, em Brasília. O encontro marca o início de uma série de iniciativas para levantar informação sobre a composição da tarifa da conta luz cobrada no estado. 

O parlamentar questionou o alto custo do megawatts/hora, superior ao valor pago por moradores de outras unidades da federação. Anselmo explicou ao secretário, que os usuários não aceitam o fato dos moradores de um estado fornecedor de energia pagarem caro pelo consumo. “Precisamos esclarecer de uma vez por todas à população o que  justifica a cobrança de um preço absurdo”, afirmou o deputado.

Grüdtnr falou que “a diferença de valor  entre os estados brasileiros existe”, mas é justificada com base no conjunto de contratos de cada distribuidora. Além disso, influencia no custo final o mix de investimentos, encargos setoriais e despesas com distribuição. De acordo com o secretário, o fato de a Eletrobras Distribuição Rondônia ainda ter contratos bilaterais antigos também pode influenciar nos valores, assim como o subsídio à área rural.

Ao ser questionado se havia possibilidade de criar um fundo de equalização para compensar discrepâncias, o secretário admitiu a possibilidade do governo, a médio e longo prazo, “reduzir distorções” visando à diminuição de custo. “A tendência é que todo mundo pague o mesmo valor de energia”, prometeu o secretário.

O representante do MME lembrou a redução tarifaria feita, em janeiro deste ano, pelo governo da presidenta Dilma Rousseff. A medida diminuiu em 18% a conta de luz para as residências e até 32% para as indústrias, agricultura, comércio e serviços.

Segundo o deputado Anselmo, o próximo passo será conversar sobre o assunto com a direção da Eletrobras Distribuição de Rondônia.

Assessoria

terça-feira, 16 de julho de 2013

Deputado Anselmo saúda fiéis de Rondônia que participarão da Jornada Mundial da Juventude

O deputado federal Anselmo de Jesus (PT-RO) ocupou a tribuna da Câmara para saudar os jovens de Rondônia participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá de 23 a 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro. Esta edição terá como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações.”
Anselmo disse que há muito tempo a juventude católica de Rondônia se prepara, com celebrações e encontros, para que mais de 500 jovens, de 19 paróquias do estado participem do momento de fé na capital fluminense.

De acordo com o parlamentar, fiéis de todos os cantos do Brasil aguardam com ansiedade o evento “voltado para construir pontes de amizade e esperanças entre o povo cristão dos continentes.” Um dos destaques dessa edição será a primeira grande visita do papa Francisco, após ser nomeado como líder máximo da igreja.

A jornada é uma oportunidade única de reflexões “para revitalizar o entusiasmo missionário entre os jovens e reforçar a opção preferencial pelos valores cristãos”, frisou o deputado.

História

Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, em comemoração ao Ano Santo da Redenção. Nessa ocasião, o pastor entregou aos jovens a cruz que se tornaria um dos principais símbolos do encontro, trata-se da Cruz da Jornada.

O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. No mês de março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano, nesse mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude. A primeira JMJ ocorreu na cidade de Roma, em 1986.

A jornada, que é realizado com intervalo de dois ou três anos, promove encontro internacional de jovens católicos com o papa. A última edição em 2011, na cidade de Madri, na Espanha e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas de mais de 190 países.

Assessoria