quinta-feira, 18 de julho de 2013

Anselmo de Jesus discute custo da energia elétrica em Rondônia

Deputado Anselmo durante audiência com autoridades do MME
O alto custo da tarifa de energia elétrica em Rondônia foi debatido com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtnr. A audiência solicitada pelo deputado Anselmo ocorreu nesta terça-feira (17), na sede da pasta, em Brasília. O encontro marca o início de uma série de iniciativas para levantar informação sobre a composição da tarifa da conta luz cobrada no estado. 

O parlamentar questionou o alto custo do megawatts/hora, superior ao valor pago por moradores de outras unidades da federação. Anselmo explicou ao secretário, que os usuários não aceitam o fato dos moradores de um estado fornecedor de energia pagarem caro pelo consumo. “Precisamos esclarecer de uma vez por todas à população o que  justifica a cobrança de um preço absurdo”, afirmou o deputado.

Grüdtnr falou que “a diferença de valor  entre os estados brasileiros existe”, mas é justificada com base no conjunto de contratos de cada distribuidora. Além disso, influencia no custo final o mix de investimentos, encargos setoriais e despesas com distribuição. De acordo com o secretário, o fato de a Eletrobras Distribuição Rondônia ainda ter contratos bilaterais antigos também pode influenciar nos valores, assim como o subsídio à área rural.

Ao ser questionado se havia possibilidade de criar um fundo de equalização para compensar discrepâncias, o secretário admitiu a possibilidade do governo, a médio e longo prazo, “reduzir distorções” visando à diminuição de custo. “A tendência é que todo mundo pague o mesmo valor de energia”, prometeu o secretário.

O representante do MME lembrou a redução tarifaria feita, em janeiro deste ano, pelo governo da presidenta Dilma Rousseff. A medida diminuiu em 18% a conta de luz para as residências e até 32% para as indústrias, agricultura, comércio e serviços.

Segundo o deputado Anselmo, o próximo passo será conversar sobre o assunto com a direção da Eletrobras Distribuição de Rondônia.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário