sexta-feira, 17 de setembro de 2010

blog do luizinho: Veja, Folha e Globo demitem Serra de sua própria c...

blog do luizinho: Veja, Folha e Globo demitem Serra de sua própria c...: "A estratégia da Revista Veja, do Jornal Folha de S.Paulo e da TV Globo empregada nas últimas semanas para influenciar o processo eleitoral, ..."

Dilma tem 51%, e Serra, 25%, aponta pesquisa Ibope

Marina Silva (PV) aparece com 11% das intenções de voto.
Margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.


A candidata Dilma Rousseff (PT) lidera a disputa pela Presidência da República com 26 pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope de intenção de voto divulgada nesta sexta-feira (17) pela TV Globo. De acordo com a pesquisa, Dilma tem 51% das intenções de voto; José Serra (PSDB), 25%; e Marina Silva (PV), 11%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios de 14 setembro a 16 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter entre 49% e 53%; José Serra, entre 23% e 27%; e Marina Silva, entre 9% e 13%.

Segundo o Ibope, considerando apenas os votos válidos, Dilma seria eleita no primeiro turno, se a eleição fosse hoje. No levantamento anterior do Ibope, divulgado no dia 3 de setembro, Dilma tinha 51%, e Serra, 27%.

Dentre os demais candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) –-, nenhum alcançou 1% das intenções de voto. Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 4% e os que se disseram indecisos, 8%.

A pesquisa foi encomendada ao Ibope pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 30271/2010.

Segundo turno

Na simulação de um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, o Ibope apurou que a petista teria 56% (considerando a margem de erro, tem de 54% a 58%) e Serra, 31% (de 29% a 33%). Votariam nulo ou em branco 6% dos eleitores. Os que se disseram indecisos somam 7%.

Avaliação do governo

A pesquisa também mostrou como os eleitores avaliam o governo Lula. Para 79%, o governo é ótimo ou bom; para 16%, regular; para 4%, ruim ou péssimo.

G1

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Incra realiza obras em estradas vicinais de nove municípios

Nove municípios de Rondônia estão em fase de conclusão das obras de estradas na zona rural, em áreas de assentamentos. A superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Rondônia, está construindo e recuperando estradas vicinais nos municípios de São Francisco do Guaporé, Alvorada do Oeste, Theobroma, Buritis, Campo Novo, Machadinho do Oeste, Candeias do Jamari, Nova Mamoré e Porto Velho.

São aproximadamente 350 km de construção ou recuperação de estradas, que vão beneficiar diretamente 1.747 famílias nos projetos de assentamento (PA) Gogó da Onça, Cautarinho e Sagrada Família, em São Francisco do Guaporé, Martim Pescador, em Alvorada do Oeste, Antônio Conselheiro, em Theobroma, PA’s Jatobá, São Domingos, São Pedro e São José, em Buritis, PA’s Altamira e São Carlos, em Campo Novo, Lajes e Santa Maria II, em Machadinho do Oeste. Em Candeias do Jamari serão beneficiadas as famílias dos PA’s Jequitibá e Flor do Amazonas I, II e III, em Nova Mamoré, os PA’s Esmozina Pinho, Francisco João e Ivo Inácio, em Porto Velho, os PA’s Joana D’Arc I, III e Rio Madeira.

O investimento do órgão nas estradas de Rondônia neste ano é de R$ 9,3 milhões. A abertura das estradas nos assentamentos proporciona o acesso a outros benefícios do Programa Nacional de Reforma Agrária, especialmente o Crédito Instalação. Com a conclusão das obras, as famílias assentadas pelo Incra poderão acessar essa modalidade de crédito para a construção ou melhoria de suas moradias.

Incra

Políticas para a agricultura ajudam a reduzir a pobreza, afirma ministro

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, disse hoje (15) que além das ações emergenciais no combate à fome, as políticas voltadas à agricultura familiar têm contribuído para uma melhora no quadro brasileiro.

“A gente tem muito a comemorar, não só no Brasil, mas em todo o mundo”, disse ao comentar o relatório divulgado ontem (14) pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O relatório mostra que, pela primeira vez em uma década e meia, caiu o número de pessoas famintas no mundo – uma redução de 9,6% em relação ao ano passado.

Ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços, Cassel lembrou que o Brasil foi apontado pela instituição como o país com melhor desempenho no combate à fome e à pobreza.

Também ontem, um estudo divulgado pela organização não governamental Action Aid informou que o Brasil lidera, pelo segundo ano consecutivo, o ranking que mede o progresso de países em desenvolvimento na luta contra a pobreza.

Limite da propriedade

Guilherme Cassel, afirmou também ser favorável ao limite de propriedades rurais no país. Ele destacou, entretanto, que é preciso considerar as diferenças regionais de cada estado e que não é possível estabelecer um tamanho limite de área para todo o Brasil.

“Sou a favor que a gente limite o tamanho da propriedade. Não faz nenhum sentido, do ponto de vista civilizatório, inclusive, que uma pessoa detenha de 50 a 100 mil hectares de terra. Mas esse debate tem que ser feito sem nenhum maniqueísmo, um debate sério, voltado para as diferenças regionais do Brasil”, disse durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.

Cassel destacou que o interesse dos brasileiros é uma malha fundiária bem utilizada, com terras agricultáveis, produzindo alimentos em quantidade e qualidade suficientes para garantir segurança alimentar e preços baixos. “Esse é o debate que devemos fazer. Não é o debate exclusivo de limitar ou não limitar o tamanho da propriedade, mas como um país desse tamanho e com tanta terra agricultável pode tirar o melhor disso, produzir mais e garantir preço baixo”, concluiu.

Uma consulta popular sobre o limite de propriedades rurais brasileiras está sendo coordenada pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo. O plebiscito tem como objetivo pressionar o Congresso Nacional a incluir um inciso na Constituição que defina em 35 módulos fiscais a área máxima de cada terra.

Áreas com tamanho superior seriam incorporadas automaticamente ao patrimônio público e, posteriormente, destinadas à reforma agrária. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), mais de 50 mil propriedades serão atingidas em todo o país caso a proposta seja aprovada.

Portal PT

Vitória no primeiro tempo

Segundo Instituto Sensus, eleição está “tecnicamente” encerrada com os 57,8% dos votos válidos para Dilma

Com 57,8% dos votos válidos direcionados à candidatado PT DilmaRousseff, aeleição presidencial deste ano está “tecnicamente” encerrada no primeiro turno, segundo pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada ontem. O candidato tucano José Serra tem 30,2% das intenções de voto, excluindo os eleitores que declaram votar nulo, branco e os indecisos.

De acordo com o diretor do instituto, Ricardo Guedes, 72,7% dos eleitores já declaramter o chamado “voto definido”. Ou seja, independentemente das campanhas ou do noticiário não pretendem mudar de candidato. Em2006, no primeiro turno, o índice de voto definido era de 76%.

A antecipação das discussões e da apresentação dos candidatos explica, em parte, segundo Guedes, a possibilidade de a eleição ser definida no primeiro turno. “O primeiro semestre deste ano funcionou como primeiro turno”, afirmao diretor do instituto.

O presidente da CNT, Clésio Andrade, aponta ainda “três fatores” que explicam a aceleração da eleição presidencial. A porcentagem de votos válidos já definidos, o alto índice de rejeição dos concorrentes de Dilma e o programa eleitoral. A pesquisa mostra que é grande a discrepância da avaliação dos eleitores em relação à qualidade do programa eleitoral dos presidenciáveis. Para 60,3%, Dilma tem o melhor programa eleitoral. Serra tem 29,5% de aprovação em relação à divulgação televisiva eMarina, 9,1%.

Vantagem

A sondagem indica ainda que as denúncias sobre a quebra de sigilo de aliados e da filha de Serra não afetaram a campanha petista.

Dilma permanece com larga vantagem,registrando50,5%contra 26,4% de Serra na pesquisa estimulada, levando em conta a lista de todos os presidenciáveis.

Marina Silva (PV) tem 8,9% das indicações. A candidata verde lidera, no entanto, no índice de rejeição.

Segundo a pesquisa, 45% dos eleitores não votariam em Marina. Serra é o segundo em rejeição, com41,3%. Entre os eleitores consultados, 29,4% dizem que não escolheriam Dilma. “Com 40% de rejeição, é quase impossível se eleger”, afirma o presidente daCNT, Clésio Andrade.

Pergunta feita aos 2 mil eleitores consultados sobre qual candidato votariam em caso de desistência do favorito aponta que Marina Silva lidera como segunda opção de 22,4% dos eleitores, à frente de Serra, com 17,8%, e de Dilma, com 16,8%. A pesquisa mostra também que, apesar dos ataques dos adversários, a avaliação do governo Lula cresceu e atingiu recorde histórico. Entre os consultados, 78,4% consideram a gestão do presidente positiva.Em agosto, o índice era de 77,5%.

Correio Braziliense