sábado, 21 de agosto de 2010

Incra prepara técnicos para eliminarem agrotóxicos dos assentamentos

A assessoria técnica dos projetos de assentamento do Incra está sendo preparada para orientar os agricultores a utilizarem a agroecologia em suas lavouras, eliminando os agrotóxicos

Os técnicos do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates), coordenado pelo Incra, participaram nessa semana de um Seminário sobre Agroecologia, nas cidades de Nova Mamoré, Porto Velho e Machadinho do Oeste, para se capacitarem nesse sistema alternativo de agricultura familiar, contrário ao uso de agrotóxicos, e que utiliza insumos naturais na lavoura.

São 93 técnicos em campo, atuando nos assentamentos desses municípios, com a proposta de “fortalecer a agricultura familiar, com foco na agroecologia e preservação ambiental”, esclareceu o superintendente do Incra/RO, Carlino Lima. Segundo ele, as principais vantagens são a preservação da saúde dos produtores e consumidores, do meio ambiente, o baixo custo do sistema natural e mais perspectivas para a comercialização.

O programa de capacitação do Incra envolveu conhecimentos sobre o histórico e a evolução da agroecologia, os desafios para a utilização desse sistema nos projetos de assentamento, experiências de agricultores, o processo de transição entre o sistema convencional de uso de produtos químicos e tóxicos para os naturais, e as pesquisas recentes na área.

“O sistema é viável e um de suas principais ferramentas é a informação”, assegurou o delegado da delegacia federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DFDA), Olavo Nienow. Para isso, o papel do técnico é fundamental, levando o conhecimento popular e acadêmico aos agricultores e acompanhando as experiências em campo, já que a pesquisa na área deve ser constante.

O técnico em agropecuária, Audísio Carneiro, que atua com os produtores dos assentamentos Joana Darc I, II e III, disse que é excelente a aceitação desse sistema no local. “Levamos o conhecimento através de reuniões, palestras, demonstrações de métodos e publicações, nos lotes e nas escolas”, informou. Porém, ele lembra que é preciso capacitações mais constantes para os técnicos.

O Ates

Os técnicos contratados pelo programa do Incra atuam em aspectos como a qualificação do trabalho dos agricultores, acesso a crédito e às políticas públicas, melhoria da produção, comercialização e organização das atividades ligadas à agricultura e na elaboração dos Planos de Recuperação do Assentamento (PRA) e Planos de Desenvolvimento do Assentamento (PDA). O atendimento é realizado a 7.980 famílias dos municípios do Programa Arco Verde, desenvolvido pelo governo federal nos estados da Amazônia, através de uma ação interministerial para a preservação da região.

Rondonotícias

Datafolha: Dilma venceria hoje em primeiro turno

Após as indicações do Ibope e do Vox Populi, agora é a vez do Datafolha mostrar que cresceram as chances de Dilma Rousseff vencer a eleição presidencial em primeiro turno no dia 3 de outubro próximo. Segundo o instituto, a candidata já alcançou 54% das intenções de votos válidos (desconsiderados os brancos e nulos).

O Datafolha divulgou hoje o levantamento, feito ontem, que aponta Dilma com 47% das intenções, bem à frente de José Serra do PSDB (30%) e Marina Silva do PV (9%). A vantagem da candidata dobrou em relação ao levantamento realizado entre os dias 9 e 12 de agosto, quando a petista estava com 41%, o tucano tinha 33% e a candidata verde registrava 10%.

São três motivos apontados pelo Datafolha para a ampliação da liderança: influência da TV, votos das mulheres e desempenho melhor na região Sul. "Os que viram o horário eleitoral alguma vez desde que começou, na terça-feira [dia 17 de agosto], são 34%. Entre os que assistiram a propaganda, Dilma tem 53% e Serra, 29%", diz a reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Os diretores do Datafolha, Mauro Paulino e Alesandro Janoni, são categóricos sobre o peso da TV no cenário atual: "A TV prova mais uma vez seu poder de alcance e penetração nos mais diversos estratos da população brasileira, inclusive naqueles onde o acesso à informação é raro. Oficializadas as candidaturas, a cobertura das eleições na mídia, especialmente na TV, se intensificou".

Mulheres e Sul

No entanto, o movimento mais forte ocorreu entre as mulheres. Na pesquisa anterior do Datafolha, havia empate técnico de 35% entre Dilma e Serra. Agora, a candidata abriu simplesmente 12 pontos percentuais à frente: 43% contra 31% de Serra. No segmento dos homens, ela tem uma vantagem ampla de 52% contra 30% do tucano.

Nos três estados do Sul, o Datafolha mostra agora um empate técnico de 38% para Dilma e 40% para Serra. Há um mês, o tucano tinha uma liderança de 45% a 32%.

A pesquisa de ontem do Datafolha ouviu 2.727 eleitores. As intenções de voto em branco, nulo ou nenhum são de 4%, e os indecisos, 8%. A margem de erro é de dois pontos percentuias para mais ou para menos.

Dilma13

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas começa hoje em São Paulo

Uma roda de chorinho e samba, comandada pelo jornalista Luis Nassif, dará a largada para o maior evento na história da blogosfera brasileira. Às 20 horas desta sexta-feira (20), começa em São Paulo o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas – um feito que tem tudo para fazer avançar a luta pela democratização da mídia no país.

Para o sarau de abertura, o grupo de Nassif recebe as cantoras Anaí Rosa e Carmen Queiroz, a pandeirista Roberta Valente e o multi-instrumentista Miltinho Tachinha, entre outros músicos. A apresentação ocorre na Regional Paulista do Sindicato dos Bancários de São Paulo, no número 305 da Rua Carlos Sampaio, próximo à Avenida Paulista.

Já o restante da programação, no sábado (21) e domingo (22), está marcado para o Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, ao lado da Câmara Municipal, no Centro paulistano. É lá que os 312 participantes inscritos acompanham a mesa de abertura, as oficinas, parte dos grupos de discussão e a plenária final.

A blogosfera hoje

A boa procura pelo Encontro surpreendeu membros da Comissão Organizadora, como Altamiro Borges, o Miro, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. “Há dois meses, quando o Encontro começava a ganhar forma, pensávamos em reunir uns 200 blogueiros. O número de inscritos não só superou nossas expectativas como mostra que o movimento pode crescer muito”, analisa Miro.

Para Paulo Henrique Amorim, blogueiro do Conversa Afiada e também membro da Comissão Organizadora, a blogosfera já mostrou a que veio. “Antigamente, os tucanos de São Paulo davam três telefonemas e controlavam o Brasil. Eles ligavam para o Doutor Roberto (Globo), o Ruy Mesquita (O Estado de S. Paulo) e o Seu Frias (Folha de S.Paulo) e governavam a opinião pública brasileira. O que desmontou essa estratégia concentrada em três telefonemas foi a blogosfera.”

Já Luis Nassif fala em “nova etapa” para definir os desafios atuais dos blogs progressistas. “Nos últimos anos, montamos uma rede de grande impacto para impedir as maluquices da direita e o processo avassalador da mídia. Essa guerra acabou”, afirma o jornalista. “Agora é preciso enfrentar as divergências entre nós mesmos – entre os blogueiros dessa frente. É uma oportunidade para mostrar que a blogosfera comporta essa democracia.”

Representatividade

Mais do que democrático, o Encontro também será altamente representativo. É fato que o estado de São Paulo vai responder por pouco mais de 60% dos blogueiros mobilizados – mas haverá representantes de outros 17 estados e do Distrito Federal. Um dos maiores objetivos dos organizadores – atrair estudantes para os debates – também foi bem-sucedido. Pelo menos 90 inscritos são universitários, sobretudo de Comunicação Social.

No Encontro, esses jovens blogueiros, tuiteiros ou simples internautas poderão ter contato com as principais referências em blogs progressistas no Brasil. É o caso de Luiz Carlos Azenha (Viomundo), Rodrigo Vianna (Escrevinhador), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Emir Sader (Blog do Emir) e Brizola Neto (Tijolaço) – além dos já citados Altamiro Borges, Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif.

A Carta e a Adin

Para fortalecer a luta contra a ditadura dos meios de comunicação, o Encontro vai aprovar, na plenária final, a Carta dos Blogueiros Progressistas. O documento – cujo texto-base foi divulgado nesta semana – propõe a união da blogosfera para formular “propostas de políticas públicas” e estabelecer “um marco legal regulatório que contemple as transformações pelas quais a comunicação está passando no Brasil e no mundo”.

Antes, no sábado, os participantes conhecerão o conteúdo de uma audaciosa Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) de autoria do jurista Fábio Konder Comparato. Trata-se de uma “Adin por Omissão”, que cobra do Congresso a regulamentação dos artigos sobre Comunicação presentes na Constituição Federal.

Duas entidades da área – a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e a Fitert (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Radiodifusão) – prometem entrar com essa ação no Supremo Tribunal Federal, com o apoio das seis centrais sindicais do país. O próprio Comparato é quem deve explicar aos blogueiros o sentido e a urgência dessa iniciativa.

Notificação a Serra

Os participantes do Encontro também devem protestar contra o candidato tucano à Presidência, José Serra, que, num golpe de baixaria, acusou o governo Lula de financiar “blogs sujos” que “patrulham” jornalistas. Segundo Paulo Henrique Amorim, a calúnia de Serra demonstra como se dá a “criminalização dos blogs” no Brasil.

“O 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, com muita honra, deveria mudar de nome e se chamar 1º Encontro Nacional de Blogueiros Sujos”, ironiza o titular do Conversa Afiada. Em sua opinião, cabe ao evento máximo da blogosfera brasileira “entrar com uma notificação judicial e um pedido de explicação ao candidato José Serra para saber quem é sujo e quem é limpo”.

Site Vermelho

Fumaça em RO faz universidade suspender aulas e provoca acidentes nas estradas

A fumaça provocada pelas queimadas que encobrem Porto Velho fez a Universidade Federal de Rondônia suspender as aulas no campus da cidade até o fim da semana.

Outras regiões do Estado também sofrem com a fumaça. Na rodovia BR-174, em Vilhena (divisa com Mato Grosso), a falta de visibilidade causada pela fumaça provocou três acidentes na manhã de hoje, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal. Um motorista morreu. Todos os acidentes ocorreram a menos de 500 metros uns dos outros e num intervalo de dez minutos.

O Estado registrou hoje 550 focos de calor, 110 deles só em Porto Velho, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Há dias a cidade sofre com uma nuvem de fumaça. O Aeroporto Governador Jorge Teixeira, que atende a cidade, já chegou a ter operações suspensas e opera por instrumentos na maior parte do dia por causa da falta de visibilidade.

Segundo a Casa Civil do Estado, o governo de Rondônia solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral que autorize a veiculação de uma campanha no rádio e na TV para que a população não provoque queimadas e tome cuidados para não causar incêndios. Como o governador João Cahulla (PPS) concorre à reeleição, qualquer propaganda do governo tem que ser autorizada pelo tribunal.

Folha Online

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Queimadas aumentam casos de doenças em Rondônia

A Fundação Osvaldo Cruz alerta sobre o aumento de doenças respiratórias ocasionadas pelas queimadas, em Rondônia. A umidade relativa do ar está entre 15 e 20%. O clima é seco, quente e empoeirado.

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Pará, as queimadas na Amazônia produzem aproximadamente 65 toneladas de gás carbônico por alqueire e cerca de quatro toneladas de monóxido de carbono, um dos gases mais prejudiciais a saúde.

Conforme o diretor executivo da Fundação Osvaldo Cruz, Rodrigo Stabeli, estudos comprovam a relação entre queimadas e o aumento de doenças como conjuntivite, renite, asma, pneumonia, gripe e bronquite. O Instituto também pesquisa a alta incidência de câncer pulmonar relacionada à constante exposição à fumaça.

JRO/Rondonotícias

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fátima Cleide inaugura a rádio 133


No ar, Rádio 133

Vamos para a estrada com mais um reforço na campanha, desta vez inovador: é a Rádio Itinerante 133, que irá se comunicar com a população nos municípios, levando nossa mensagem de campanha, especialmente às regiões onde não chega o horário eleitoral gratuito. A equipe da Rádio 133, montada numa Van, é composta pelo jornalista e radialista Pinheiro de Lima, pelo operador de áudio Juninho e pelo motorista Marcílio. Gostei muito da idéia, bolada pelo Júnior, um dos criadores da Minha Agência, empresa que desenvolve a minha campanha.

Blog da Fátima Cleide

Investimentos do governo federal em 2010 atingem R$ 23, 5 bilhões, maior valor em 10 anos

O governo federal realiza em 2010 um investimento recorde em obras e equipamentos. Nos primeiros meses deste ano, esses investimentos significaram R$ 23,5 bilhões, o maior dos últimos dez anos. O valor é ainda 62% maior do que o aplicado no mesmo período de 2009, em números atualizados pela inflação.

Os dados são da ONG Contas Abertas, que apontou os desembolsos dos órgãos federais, excluindo as estatais, como a Petrobras, no período de janeiro a julho.

Do montante investido entre janeiro e julho, que inclui os chamados "restos a pagar" - empenhos (reservas) rolados para exercícios seguintes -, R$ 14,5 bilhões, ou 62%, foram feitos via aplicações diretas, ou seja, a União liberando verba diretamente aos executores dos serviços. As transferências a municípios somaram R$ 4,4 bilhões (19%), enquanto os repasses a estados e ao Distrito Federal chegaram a R$ 4,3 bilhões (18%).

O Ministério dos Transportes, que tem em sua estrutura o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), foi o órgão da Esplanada que mais investiu neste ano - R$ 6,1 bilhões. Em seguida aparece o Ministério da Defesa, que desembolsou R$ 3,6 bilhões, e o Ministério da Educação, com R$ 3,1 bilhões em investimentos.

Para a consultora de Orçamento da Câmara dos Deputados Márcia Mourão, o volume recorde de investimentos registrado em 2010 é excepcional. Ela disse acreditar que a Secretaria do Tesouro Nacional está fazendo um esforço para aumentar os investimentos em detrimento dos gastos de custeio.

"O governo tem conseguido aumentar os pagamentos. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no qual as aplicações podem ser abatidas do superávit, ajuda nisso. Há uma carteira de projetos maior. Antigamente, se cortava investimentos para ajustar o Orçamento, o que não acontece mais", disse.

Para o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), o recorde de investimentos reflete a transformação da política brasileira, que voltou a ter capacidade real de investimentos e gastos. "O governo federal foi se reformulando de dentro para fora para cumprir a função essencial de investir em infra-estrutura", afirmou.

O valor previsto no Orçamento Geral da União 2010 para investimentos é de R$ 69 bilhões.

Portal PT

Na TV Rondônia Valverde apresenta proposta para melhorar o atendimento na saúde

O candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, concedeu entrevista nesta terça-feira, dia 17/08 ao Jornal de Rondônia, telejornal apresentado pela jornalista Carolina Brazil na TV Rondônia, afiliada da Rede Globo no Estado, oportunidade em que apresentou uma síntese do Plano de Governo Participativo dentro dos temas estabelecidos pela emissora: economia, educação, segurança pública, sistema penitenciário, meio ambiente, saúde, ciência e tecnologia, agricultura, esporte e cultura.

De acordo com Valverde, o Estado tem condições de resolver os problemas de atendimento na saúde utilizando recursos próprios, gestão competente e vontade política. O candidato disse que se for eleito governador vai ampliar o atendimento regionalizado para que os pacientes não precisem se deslocar de qualquer ponto do Estado até Porto Velho para buscar atendimento em uma rede estadual já saturada.

“Vamos reforçar os hospitais regionais já existentes e implantar novas unidades, dotando todas elas de condições de realizar procedimentos de baixa e média complexidade. Assim, os hospitais regionais terão condições de fazer consultas, exames e cirurgias, melhorando o atendimento à nossa população. O nosso povo não pode mais sofrer nas estradas em ambulâncias em busca de socorro. Em muitos casos o paciente não chega vivo ao hospital. No nosso governo esse sofrimento vai acabar”, disse.

Para completar o atendimento Valverde disse que vai firmar parceria com as Prefeituras para ajudar a pagar os médicos, os demais profissionais e adquirir equipamentos para os hospitais locais, o que vai dar agilidade no atendimento e desafogar o Hospital de Base e o João Paulo II.

O Plano de Governo Participativo de Eduardo Valverde e Cleiton Roque tem propostas para todos os temas abordados na entrevista. Para manter o nível de emprego em Rondônia após a conclusão das obras das usinas hidrelétricas, Valverde disse que vai criar programas de capacitação e qualificação de mão-de-obra. Também vai criar uma agência de fomento e apoio aos empreendedores para incentivar as micro e pequenas empresas, que vão criar empregos e absorver a mão-de-obra.

Eduardo Valverde disse na entrevista que a educação precisa ser melhorada em Rondônia. Para isso vai valorizar os professores e demais profissionais da educação através de uma política salarial justa e programas de formação e aperfeiçoamento. “No nosso governo nenhuma categoria de servidores será discriminada nem massacrada, como são hoje os trabalhadores em educação. Também não passaremos mais vergonha nas avaliações nacionais. Rondônia precisa de ensino público de qualidade para se desenvolver. E isso o nosso povo vai ter”, disse.

A segurança pública foi outro tema abordado com ênfase. Valverde disse que tem projeto para reforçar as polícias, mas só isso não basta. “É preciso colocar em prática os projetos de ressocialização dos presos. Vamos reativar os programas que foram abandonados, como a fábrica de bolas, as padarias e as cozinhas industriais. Em vez de comprar marmitex superfaturado, as refeições serão feitas nas próprias unidades prisionais. Assim como esse, vamos implantar vários projetos dessa natureza”, afirmou.

A entrevista teve a duração de seis minutos. Após explanar todos os temas questionados, Eduardo Valverde convidou os eleitores a participarem das atividades de campanha da aliança PT/PSB para contribuírem nas discussões sobre o Plano de Governo Participativo. As informações, agendas e contatos estão na internet, no endereço www.valverde13.com.br

Assessoria

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sobe para 16 pontos a vantagem de Dilma sobre Serra, segundo Vox Populi

A candidata petista Dilma Rousseff aumentou para 16 pontos a vantagem sobre o tucano José Serra na corrida presidencial, segundo mostra a nova rodada da pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada na noite desta terça-feira.

Dilma tinha 41% das intenções de voto em julho e agora subiu para 45%. Já Serra caiu de 33% para 29%. Marina Silva, do PV, manteve os 8% da última pesquisa. Os outros candidatos não chegaram a 1%.

Com esse resultado, se a eleição fosse hoje, a candidata petista seria eleita no primeiro turno, já que teria mais votos do que a soma dos outros candidatos.

Votos brancos e nulos somaram 5%. Outros 12% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

O Vox Populi ouviu 3.000 eleitores em 219 municípios, entre os dias 7 e 10 de agosto. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 22.956/10

Jornal da Band

DEBATE DA UNIR: Valverde diz que vai implantar a Fundação de Amparo à Pesquisa

Com as propostas mais consistentes e firmeza nos questionamentos e nas respostas durante o debate realizado pela Unir na noite de segunda-feira (16/08), o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, provou estar preparado para governar o Estado.

Valverde chegou ao prédio da Unir centro pontualmente às 19 horas, acompanhado da esposa Mara Regina e de assessores. Ao cumprimentar os organizadores do debate e as pessoas credenciadas para permanecerem no auditório, o candidato disse que se sentia em casa. Valverde é formado em Administração de Empresas e em Direito pela Unir.

A ausência do candidato governista João Cahúlla ao debate foi bastante criticada, principalmente pela comunidade acadêmica, que considerou o ato um desrespeito à população e um desprezo ao conhecimento. Para o professor universitário e Pró-Reitor da Unir, Ricardo Gilson, a ausência de Cahúlla no debate representa a ausência do governo do Estado quando o assunto é educação. “Realmente não sei se o candidato fez falta no debate, pois acredito que ele não tinha nada a dizer. Afinal, ele representa um governo que sempre esteve de costas para a ciência e tecnologia”, disse o Pró-Reitor.

Quem assistiu ao debate pela televisão também criticou a ausência do candidato governista. “Não conheço o candidato e a ausência no debate só demonstra que ele não tem proposta para a educação e para a ciência e tecnologia. O debate vinha sendo organizado há bastante tempo e a desculpa de agenda de campanha não convenceu”, disse Rosilene Machado, estudante, que não conseguiu credencial para entrar no auditório e acompanhou o debate pela transmissão ao vivo da Record News.

O primeiro questionamento foi sobre a melhor maneira para investir os recursos oriundos dos “royalties” das usinas hidrelétricas do rio Madeira destinados ao fomento da pesquisa. Eduardo Valverde foi enfático ao responder que o desenvolvimento de pesquisas, da ciência e da tecnologia em Rondônia passa pela melhoria da qualidade do ensino básico, formação de professores das áreas críticas, expansão do ensino tecnológico e pela implantação da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado.

“Vamos implantar a Fundação de Amparo à Pesquisa e instituir um fundo de ciência e tecnologia destinado à captação de recursos para financiar projetos de pesquisa na área”, disse Valverde. A formação e capacitação de professores nas áreas mais carentes, como matemática, química, física e biologia se dará em parceria com a Unir e através da implantação da Universidade Estadual.

Valverde também disse que o Plano de Governo Participativo prevê a criação da rede estadual de ensino tecnológico. “O governo do Presidente Lula avançou bastante na ampliação das escolas técnicas. Mas só as escolas federais não são suficientes. O Estado tem condições de implantar as escolas técnicas estaduais e é isso que vamos fazer”, disse.

Eduardo Valverde respondeu a perguntas formuladas pela comunidade através da internet. Reforçou a necessidade da implantação da Fundação de Pesquisa e disse que Rondônia precisa deixar de ser exportador de matéria-prima e passar a industrializar aqui mesmo. “Para isso é preciso ter acesso às tecnologias, o que acontecerá no nosso governo, quando teremos mais condições de formar mestres e doutores”.

Ainda durante o debate o candidato petista defendeu a produção e transferência de tecnologias para incrementar a agricultura familiar, a produção agropecuária, a geração de empregos, a melhoria dos serviços públicos como a educação, a saúde e a segurança, o apoio às populações tradicionais e o apoio às Prefeituras.

Assessoria

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ibope mostra Dilma com 43% e Serra com 32% na disputa pela Presidência

Marina Silva tem 8%. Margem de erro é de dois pontos percentuais.
Pesquisa ouviu 2.506 eleitores em 174 municípios de 12 a 15 de agosto.

A candidata Dilma Rousseff (PT) aparece na frente na corrida pela Presidência da República, segundo pesquisa Ibope de intenção de voto divulgada nesta segunda (16).

A petista aparece com 43% das intenções de voto contra 32% do adversário José Serra (PSDB). De acordo com o Ibope, em terceiro lugar está Marina Silva (PV), com 8%. No levantamento anterior do Ibope, divulgado no último dia 6, Dilma tinha 39%, Serra, 32%, e Marina, 8%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos. Isso indica que Dilma pode ter entre 41% e 45% e Serra, entre 30% e 34%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de quinta-feira (12) a domingo (15). Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 23548/2010.

Dos demais candidatos, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU), nenhum alcançou 1% das intenções de voto.

Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 7% e os que se disseram indecisos, 9%.

Segundo turno


Em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, o Ibope apurou que a petista teria 48% e Serra, 37%. Nesse cenário, votariam nulo ou em branco 8% dos eleitores. Os que se disseram indecisos somam 7%.

Na pesquisa divulgada uma semana antes, a petista tinha 44% e Serra, 39% em um hipotético segundo turno entre os dois.

Avaliação do governo

O levantamento também mostrou como os eleitores avaliam o governo Lula. Para 78%, o governo é ótimo ou bom; para 18%, regular; para 4%, ruim ou péssimo.

G1

Mulheraço é sucesso em Ji-Paraná

Pela primeira vez as mulheres do PT de Rondônia organizaram o Mulheraço fora da capital, Porto Velho. Foi ontem, 13, em Ji-Paraná, e o sucesso foi grande. Cerca de 300 mulheres marcaram presença. O evento surgiu em três campanhas majoritárias anteriores do partido, e se firma não apenas entre as mulheres do PT, crescendo o apoio de outras lideranças partidárias femininas e da sociedade em geral. Tem como principal objetivo mostrar, nas campanhas, a força da mulher na política, e assim conscientizar o eleitorado de que mais mulheres devem ser eleitas para trazer equidade na política, área em que há bastante desigualdade no Brasil.

Aliás, o país tem pouco mais de 8% de mulheres na Câmara Federal e cerca de 12% no Senado. É uma das piores representações do mundo. No Mulheraço, realizado nas principais vias de Ji-Paraná, estavam várias de nossas candidatas a deputada estadual e federal, nomes que acredito devem surpreender nesta eleição. Há uma nominata muito boa de valentes mulheres, dispostas a humanizar a política em nossa Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Eduardo Valverde, nosso candidato ao governo, estava lá.

Blog da Fátima Cleide

Dilma tira votos de Serra nas capitais

Sangria de tucano nas principais cidades é decisiva para consolidação de vantagem da petista, aponta Datafolha

Serra teve queda em 6 capitais, o que ajuda a explicar virada de Dilma; em SP, dianteira também está ameaçada

A queda de José Serra (PSDB) em seis das sete capitais onde o Datafolha realizou a última pesquisa ajuda a explicar a virada de Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência. As sete capitais concentram 15% do eleitorado, ou 20,3 milhões de eleitores. Nos últimos 20 dias, o tucano passou a ter a dianteira ameaçada até em São Paulo, seu reduto eleitoral e onde o PSDB exerce forte influência na gestão municipal.

Dilma subiu três pontos na capital paulista em relação ao levantamento anterior, passando de 34% para 37%. Ele oscilou um ponto positivamente -tem 40%.

QUEDA EM BH

Os índices apontam que, hoje, os dois estão tecnicamente empatados na cidade, no limite da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A queda mais acentuada de Serra ocorreu em Belo Horizonte, onde perdeu nove pontos -tem 32%. A capital mineira também registrou virada de Dilma, com 34%. Em Salvador, o tucano tem seu pior índice -16%, ante 48% da petista.

No Estado de São Paulo, Serra perdeu três pontos nas últimas semanas -tem 41%-, sinal de que a queda ocorreu no interior, onde o PT faz forte campanha contra o preço dos pedágios. Dilma ganhou quatro pontos no maior colégio eleitoral do país e marca 34%.

O comando da campanha de Serra diagnosticou risco de queda na capital há 20 dias. Desde então, o candidato concentra a agenda em bairros da periferia, como Heliópolis, onde visitou programa habitacional. A campanha avalia que foi essa a faixa em que Dilma cresceu, na esteira da popularidade de Lula. "O que ela tem agora não é por ela", diz o governador Alberto Goldman.

Ontem, em visita à Bienal do Livro, Serra negou que vá intensificar agenda em SP ou fazer qualquer alteração em sua estratégia.

Folha de São Paulo

Dilma: agricultura familiar terá mais crédito e assistência


Em visita à Feira do Produtor de Vicente Pires, em Brasília, a candidata à presidência, Dilma Rousseff, fez uma forte defesa do fortalecimento da agricultura familiar para aumentar a renda no campo. Dilma citou a expansão do crédito, que passou de R$ 2,2 bilhões na safra 2001/2002 para R$ 16 bilhões em 2010/2011, e o assentamento de 570 mil famílias no governo Lula. Esta aposta na agricultura familiar, segundo a candidata, será renovada em seu governo.

“Nós vamos continuar expandindo o crédito e reforçar a assistência técnica. Hoje você vê um aumento extraordinário da qualidade de vida da população rural. Com uma política de seguro e de aposentadoria rural, vamos elevar a renda no campo. Além disso, será responsável por uma das maiores reduções da desigualdade no Brasil”, disse Dilma, neste domingo, na entrevista coletiva que foi acompanhada, também, por centenas de militantes com suas bandeiras.

Segundo a candidata, seu governo investirá na assistência técnica, para que o pequeno produtor tenha acesso ao crédito, e incentivará a aquisição de 30% dos produtos da merenda junto à agricultura familiar.

Fim da pobreza extrema

“Eu considero que essa política de elevar a renda na região rural do Brasil é uma das mais importantes para que a gente cumpra o desafio, que é o maior do meu governo, de erradicar a miséria”, explicou Dilma, acrescentando que, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a renda das famílias no campo cresceu cerca de 30% com o fortalecimento da agricultura familiar.

No passeio pela Feira do Produtor, Dilma cumprimentou os donos das barracas de frutas, verduras e temperos, acompanhada dos militantes brasilienses. “Esta feira, que coloca o produtor junto com o consumidor, é um elemento fundamental, porque garante segurança alimentar. Você consegue colocar o maior número de produtos para o consumidor ter acesso e, ao mesmo tempo, a preços menores.”

Lula pede mobilização de internautas a favor de Dilma



http://www.youtube.com/watch?v=4uNzyJydW9o

Estratégia de campanha de Serra deu ‘100%’ errado

Todos os planos que José Serra traçara para sucessão de 2010 deram errado. Em consequência, o presidenciável tucano chega à fase do horário eleitoral gratuito, último estágio da campanha, em situação de absoluta desvantagem.

No pior cenário esboçado pelo tucanato, previa-se que Serra iria à propaganda de televisão empatado nas pesquisas com Dilma Rousseff. Deu-se algo mais dramático.

Todos os institutos acomodam Serra atrás de sua principal antagonista. No Datafolha, o fosso é de oito pontos. Vai abaixo um inventário dos equívocos que distanciaram a prancheta do comitê de Serra dos fatos:

1. Chapa puro-sangue: Serra estava convicto de que Aécio Neves aceitaria compor com ele uma chapa só de tucanos. Em privado, dizia que as negativas de Aécio não sobreviveriam a abril. Aceitaria a vice quando deixasse o governo de Minas. Erro.

2. PMDB: O tucanato tentou atrair o PMDB para a coligação de Serra. Nos subterrâneos, chegou-se a levar à mesa a posição de vice. Desde o início, a chance de acordo era vista como remota. Mas o PSDB fizera uma aposta: dividido, o PMDB não entregaria o seu tempo de TV a Dilma. Equívoco.

3. Ciro Gomes: O QG de Serra achava que Ciro levaria sua candidatura presidencial às últimas consequências. Numa fase em que Serra ainda frequentava as pesquisas com dianteira de cerca de 30 pontos, o tucanato idealizou um cenário de sonho.

Candidato, Ciro polarizaria com Dilma a disputa pelo segundo lugar, dividindo o eleitorado simpático ao governo. Mais um malogro.

4. Marina Silva: Serra empenhou-se para pôr de pé, no Rio, a aliança de seus apoiadores (PSDB, DEM e PPS) com o PV de Fernando Gabeira. Imaginou-se que, tonificado, Gabeira iria à disputa pelo governo fluminense com chances de êxito. E o palanque dele roubaria votos de Dilma para Serra e Marina.

Deu chabu. Empurrado por Lula, Cabral é, hoje, candidato a um triunfo de primeiro turno. A vantagem de Dilma cresce no Estado. E Marina subtrai votos de Serra.

5. Sul e Sudeste: O miolo da tática de Serra consistia em abrir boa frente sobre Dilma nessas duas regiões. Sob reserva, Luiz Gonzales, o marqueteiro de Serra, dizia: O Nordeste é importante, mas nossas cidadelas são o Sul e o Sudeste.

Acrescentava: Não podemos perder de muito Nordeste. E temos de ganhar muito bem no Sul e Sudeste. As duas premissas fizeram água. Ampliou-se a vantagem de Dilma no Nordeste. E ela já prevalece sobre Serra também no Sudeste.

Há 20 dias, Serra batia Dilma em São Paulo e era batido por ela no Rio. Em Minas, a situação era de equilíbrio. Hoje, informa o Datafolha, a vantagem de Dilma (41%) ampliou-se em dez pontos no Rio. Serra (25%) enxerga Marina (15%) no retrovisor.

Em Minas, Dilma saltou de 35% para 41%. E Serra deslizou de 38% para 34%. Em São Paulo, o tucano ainda lidera, mas sua vantagem sofreu uma erosão de sete pontos. Resta, por ora, a “cidadela” do Sul, insuficiente para compensar o Nordeste. Pior: Dilma fareja os calcanhares de Serra também nesse pedaço do mapa.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, a vantagem de Serra caiu, em 20 dias, de 12 pontos para oito. No Paraná, encurtou-se de 15 pontos para sete.

6. Plebiscito: Lula urdira uma eleição baseada na comparação do governo dele com a era FHC. Serra e seu time de marketing deram de ombros. Como antídoto, decidiram promover um confronto de biografias: a de Serra contra a de Dilma.

Entre todos os equívocos, esse talvez tenha sido o mais crasso. Ignorou-se uma evidência. Do alto de sua popularidade lunar, Lula tornou-se o eixo da campanha. Tudo gira ao redor dele.

Lula transferiu votos para Dilma em proporção nunca antes vista na história desse país.

7. Debates e entrevistas: Em sua penúltima aposta, o grão-tucanato previra que Serra, por experiente, daria um baile em Dilma nos confrontos diretos. Não deu.

Reza a cartilha dos marqueteiros que, nesse tipo de embate, o candidato que vai bem não ganha votos. Porém, o contendor que dá vexame sujeita-se à perda de eleitores. Para o PSDB, o vexame de Dilma era certo como o nascer do Sol a cada manhã.

No primeiro debate, promovido pela TV Bandeirantes, o escorregão não veio. Na entrevista ao “Jornal Nacional”, também não. Serra houve-se bem nos dois eventos. Porém, ao esquivar-se do desastre, Dilma como que ombreou-se com ele.

8. Propaganda eletrônica: Começa nesta terça (17) a publicidade eleitoral no rádio e na TV. O comitê tucano vai à sua última aposta. No vídeo, insistir na exposição da biografia do candidato. Serra será vendido como gestor experiente.

Vai-se esgrimir a tese de que Serra –ex-secretário de Estado, ex-deputado, ex-senador, ministros duas vezes, ex-prefeito e ex-governador— está mais apto do que Dilma para continuar o que Lula fez de bom e avançar no que resta por fazer.

Até aqui, o discurso não colou. Na propaganda adversária, o próprio Lula se encarregará de dizer que a herdeira dele é Dilma, não Serra. A julgar pelas pesquisas, o eleitor parece mais propenso a dar crédito ao dono do testamento.

Blog do Josias de Souza

Deputado Anselmo durante atividade no Valle Encantado

Atividade no Valle Encantado