sábado, 21 de agosto de 2010

Incra prepara técnicos para eliminarem agrotóxicos dos assentamentos

A assessoria técnica dos projetos de assentamento do Incra está sendo preparada para orientar os agricultores a utilizarem a agroecologia em suas lavouras, eliminando os agrotóxicos

Os técnicos do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates), coordenado pelo Incra, participaram nessa semana de um Seminário sobre Agroecologia, nas cidades de Nova Mamoré, Porto Velho e Machadinho do Oeste, para se capacitarem nesse sistema alternativo de agricultura familiar, contrário ao uso de agrotóxicos, e que utiliza insumos naturais na lavoura.

São 93 técnicos em campo, atuando nos assentamentos desses municípios, com a proposta de “fortalecer a agricultura familiar, com foco na agroecologia e preservação ambiental”, esclareceu o superintendente do Incra/RO, Carlino Lima. Segundo ele, as principais vantagens são a preservação da saúde dos produtores e consumidores, do meio ambiente, o baixo custo do sistema natural e mais perspectivas para a comercialização.

O programa de capacitação do Incra envolveu conhecimentos sobre o histórico e a evolução da agroecologia, os desafios para a utilização desse sistema nos projetos de assentamento, experiências de agricultores, o processo de transição entre o sistema convencional de uso de produtos químicos e tóxicos para os naturais, e as pesquisas recentes na área.

“O sistema é viável e um de suas principais ferramentas é a informação”, assegurou o delegado da delegacia federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DFDA), Olavo Nienow. Para isso, o papel do técnico é fundamental, levando o conhecimento popular e acadêmico aos agricultores e acompanhando as experiências em campo, já que a pesquisa na área deve ser constante.

O técnico em agropecuária, Audísio Carneiro, que atua com os produtores dos assentamentos Joana Darc I, II e III, disse que é excelente a aceitação desse sistema no local. “Levamos o conhecimento através de reuniões, palestras, demonstrações de métodos e publicações, nos lotes e nas escolas”, informou. Porém, ele lembra que é preciso capacitações mais constantes para os técnicos.

O Ates

Os técnicos contratados pelo programa do Incra atuam em aspectos como a qualificação do trabalho dos agricultores, acesso a crédito e às políticas públicas, melhoria da produção, comercialização e organização das atividades ligadas à agricultura e na elaboração dos Planos de Recuperação do Assentamento (PRA) e Planos de Desenvolvimento do Assentamento (PDA). O atendimento é realizado a 7.980 famílias dos municípios do Programa Arco Verde, desenvolvido pelo governo federal nos estados da Amazônia, através de uma ação interministerial para a preservação da região.

Rondonotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário