domingo, 2 de setembro de 2012

Projeto garante internet gratuita para escolas públicas em Rondônia

O programa banda larga na escola já atende 504 escolas da área urbana.
Ministério da Educação faz a seleção e indica para concessionária telefônica
.

A tecnologia tem se tornado aliada da educação. Escolas contam com laboratório de informática voltado para o aprendizado dos alunos. Em Rondônia, as escolas públicas estaduais e municipais são beneficiadas com o Projeto Banda Larga nas Escolas (PBLE). Para ter direito, o escola precisa possuir laboratório de informática. Em todo o Estado, 504 instituições de ensino recebem o sinal de internet gratuitamente. O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com companhias telefônicas.

João Antônio Monteiro Tavares, diretor regional de relações institucionais da Oi Centro Oeste/AC/RO explica que o projeto nasceu de uma experiência de ações de responsabilidade social desenvolvidas pela antiga Telemar. “O projeto atende, com o sinal de internet gratuitamente, 100% das escolas que o MEC indica”, afirma Tavares.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) destaca que a maioria das escolas públicas rondonienses já possui o link de internet nos laboratórios de informática. As instituições de ensino são beneficiadas com os laboratórios e para isso. “As escolas são selecionadas pelo MEC que precisam atender uma série de requisitos determinados pelo próprio Ministério, como instalação elétrica, espaço físico, quantitativo de alunos, dentre outros”, explica Ana Paula Souza Maia, coordenadora de tecnologia educacional da Seduc.

Os laboratórios de informática possuem 19 máquinas para serem utilizadas pelos alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem, afirma Ana Paula. “Nós temos 421 escolas públicas em todo o estado e destas, 392 já possuem laboratório de informática e foram contempladas com o PBLE”, conta Ana Paula. Ela lembra que as escolas não atendidas, ainda não conseguiram fazer mudanças necessárias na infraestrutura, como por exemplo, mudança nas instalações elétricas.

Ricardo Henrique Rocha Almeida, gerente de tecnologia da informação da Seduc, ressalta que para algumas escolas a Seduc oferece o sinal para a área administrativa. “O sinal dos laboratórios não pode ser o mesmo dos alunos, porque o disponibilizado pelo MEC tem cunho pedagógico”, explica.

Seleção
Ana Paula conta que em cada ano, o MEC elabora critérios para a escola ser uma das contempladas para com o laboratório de informática e consequentemente com o sinal de banda larga gratuito.

“O MEC indica as escolas que devem cumprir alguns critérios como ter cerâmica na sala, Educação de Jovens e Adultos (EJA), segurança em portas e janela e vários outros que só ficamos sabendo na hora”, afirma Ana Paula.

Ivanete Damasceno/G1 RO