sexta-feira, 9 de julho de 2010

Lideranças discutem andamento do processo de desapropriação em Colorado D’oeste

O superintendente do Incra/RO, Carlino Lima, se reuniu nesta quinta-feira (8), com lideranças dos movimentos sociais do Cone Sul, em Colorado Doeste. Durante a reunião Lima recebeu demanda dos participantes referente a problemas relacionados com a questão agrária na região e informou entre outros, sobre o andamento do processo de desapropriação da Fazenda Santa Elina, localizada no município de Chupinguaia.

A fazenda que já foi palco de conflito entre trabalhadores rurais e a polícia militar possui 18 mil hectares e quando concluída a desapropriação deve receber aproximadamente 500 famílias.

Também participaram do encontro servidores do Incra, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Rondônia (Fetagro), Fábio Menezes e os representantes dos Sindicatos do Trabalhadores Rurais dos municípios de Vilhena, Cerejeiras, Corumbiara, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), João Damazo e trabalhadores dos Acampamentos dos Sem Terra do Cone Sul.

Hoje a mesma pauta foi discuta com lideranças dos acampamentos dos Sem Terras da Unidade Avançada de Corumbiara, em Pimenta Bueno.

Blog do Carlino Lima

Lula na África: Vamos fazer uma Copa do Mundo inesquecível em 2014

O sucesso da Copa do Mundo realizada na África do Sul este ano só aumenta a responsabilidade brasileira em organizar a próxima edição do maior evento esportivo do mundo, em 2014, afirmou o presidente Lula durante a apresentação do logo oficial do Mundial brasileiro, ocorrida em Johannesburgo nesta quinta-feira (8).

Amante declarado de futebol, Lula começou o discurso quebrando o protocolo, que lhe previa um tempo de apenas cinco minutos, para saudar diversos ex-jogadores, como Cafu (capitão do pentacampeonato em 2002), Carlos Alberto Torres (capitão do tricampeonato em 1970), Romário e Bebeto (tetracampeões em 1994), o alemão Franz Beckenbauer (campeão como jogador em 1974 e como técnico em 1990) e até o carrasco Michel Platini, francês que ajudou a eliminar o Brasil da Copa de 1986, nas cobranças de penaltis.

Lula afirmou que o Brasil está realizando um sonho ao organizar novamente uma Copa do Mundo e que o País está preparado para esse desafio: "O sucesso dos nossos irmãos africanos representa um grande desafio a nós brasileiros. Estamos aprendendo com eles para que a Copa de 2014 que teremos a honra de hospedar seja um sucesso maior ainda. É uma grande responsabilidade, mas estamos confiantes. Os brasileiros gostam de desafios, são movidos a desafios. Estejam certos, os brasileiros farão um Mundial da Fifa tão bonito e emocionante quanto o da África do Sul."

Lula lembrou que o Brasil está crescendo e se desenvolvendo, devendo chegar a 2014 com uma economia bem mais relevante no cenário internacional. Isso deverá se refletir na organização do Mundial de futebol, garantiu o presidente brasileiro, citando o plano instituído no País com representantes dos governos federal e das 12 cidades-sede, onde serão realizados os jogos.

O presidente brasileiro enfatizou que haverá transparência total no projeto da Copa do Mundo 2014 e que os gastos públicos serão divulgados na internet, podendo ser acompanhados em tempo real por “qualquer cidadão de qualquer lugar do mundo”. Disse ainda que a Copa no Brasil será uma Copa verde. "A sustentabilidade ambiental é prioridade para o Brasil e será uma das marcas da Copa em nosso País", afirmou.

A Copa de 2014 será também, previu Lula, uma grande oportunidade para acelerar investimentos em infraestrutura no País, “fundamentais para o desenvolvimento do nosso Brasil”.

"Queremos deixar um legado que se repetirá na melhoria das condições de vida de nosso povo. Com o mundial, teremos a oportunidade de apresentar ao mundo um novo momento do Brasil. Estamos seguros de que encantaremos o mundo, como a África do Sul encaontou o planeta nas últimas semanas.(…) Vamos fazer uma Copa inesquecível. É um compromisso, podem cobrar", disse o presidente.

Portal PT

quinta-feira, 8 de julho de 2010

FMI estima que economia do Brasil vai crescer 7,1% neste ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima sua previsão de crescimento do Brasil neste ano. Pela versão mais recente do relatório World Economic Outlook (Perspectivas da Economia Mundial), divulgado hoje (8) , a economia brasileira deve crescer 7,1%, com aumento de 1,6 ponto percentual em relação ao documento anterior, publicado em abril. As informações são da agência BBC Brasil.

A previsão é um pouco menor do que as projeções do mercado brasileiro. O último boletim Focus, do Banco Central, publicado segunda-feira (5), prevê avanço de 7,2%. Para 2011, a previsão do fundo é de avanço de 4,2% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, com aumento de 0,1 ponto percentual em relação à projeção anterior.

No relatório de abril, o FMI previa crescimento de 5,5% para a economia brasileira em 2010 e alertava para o risco de superaquecimento em países como o Brasil. Na nova edição, o Brasil não é citado especificamente, mas a possibilidade de superaquecimento volta a ser mencionada, em um trecho sobre o risco de que medidas de ajuste fiscal nas economias avançadas acabem prejudicando a recuperação global.

“Esses riscos ao crescimento nas economias avançadas também complicam a gestão macroeconômica em algumas das principais economias emergentes de rápido crescimento da Ásia e da América Latina, que enfrentam alguns riscos de superaquecimento”, diz o texto.

No geral, a previsão do FMI para as economias emergentes e em desenvolvimento é de crescimento de 6,8% neste ano, com aumento de 0,5 ponto percentual em relação à projeção de abril. A previsão de crescimento para esses países em 2011 foi reduzida em 0,1 ponto percentual, passando para 6,4%.

O relatório diz, porém, que há grande variação no desempenho desses países, com as principais economias emergentes da Ásia e da América Latina liderando a recuperação. O FMI prevê aumento da inflação nos países emergentes e em desenvolvimento. A previsão é de 6,3% em 2010 e de 5% em 2011.

Ao mesmo tempo que alerta para o risco de ajustes fiscais muito drásticos em alguns países afetarem a recuperação global, o fundo diz que economias avançadas e emergentes que apresentam rápido crescimento podem começar a implementar políticas restritivas imediatamente.

Segundo o FMI, em alguns desses países é mais recomendável recorrer à política fiscal e não à monetária. “Em algumas dessas economias, talvez seja preferível utilizar a política fiscal em vez da política monetária para conter as pressões de demanda caso condições monetárias mais restritivas possam agravar as pressões derivadas da entrada de capital”, diz o relatório.

Em seguida,o documento informa que em contraste, nas economias com superávits externos excessivos e níveis de dívida relativamente baixos, a contração fiscal deveria dar lugar à restrição monetária e ao ajuste da taxa de câmbio, para facilitar o necessário reequilíbrio da demanda interna”.

Segundo o FMI, algumas das principais economias emergentes de rápido crescimento, “confrontadas com um aumento da inflação e das pressões sobre os preços dos ativos, adotaram acertadamente uma política monetária mais restritiva”.

“Mas ações de política monetária devem adaptar-se à evolução em ambas as direções. Especialmente, caso os riscos ao crescimento global se materializem, poderá ser necessária uma rápida mudança nessas políticas”, diz o relatório.

Agência Brasil

terça-feira, 6 de julho de 2010

Começa hoje (6) a campanha eleitoral nas ruas e na internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autoriza, a partir de hoje (6), a propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Todos os cidadãos podem participar da campanha na internet, mas devem se identificar corretamente e dar direito de resposta caso algum candidato, partido ou coligação se sinta atingido.

Os candidatos poderão enviar e-mails para endereços cadastrados gratuitamente, mas caso o destinatário solicite seu descadastramento da lista de endereços, deve ser atendido no prazo máximo de 48 horas. Na internet, está proibido qualquer tipo de propaganda paga. É proibida, ainda que gratuitamente, a veiculação de propaganda eleitoral em sites de pessoas jurídicas e oficiais.

Será permitida a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material e bandeiras em vias públicas, que podem ser colocados a partir das seis horas da manhã e retirados antes das 22 h, sempre tomando cuidado para não dificultar a passagem dos pedestres. Estão proibidas pichações, inscrições a tinta, colagem de cartazes, colocação de placas, estandartes, faixas e assemelhados em bens públicos como postes, viadutos, passarelas e pontes, inclusive, em árvores e jardins públicos ou tapumes de obras ou prédios públicos.

A propaganda também está proibida nos bens de uso comum como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, igrejas, ginásios e estádios, mesmo que sejam de propriedade privada.

Comícios e shows

A realização de comícios com aparelhagem de sonorização fixa e trio elétrico, passeatas, carreatas e reuniões públicas é permitida entre 8h e meia-noite. O uso de alto-falantes deve respeitar o horário das 8h às 22h e manter distância de, no mínimo, 200 metros de hospitais, escolas, igrejas e teatros, que estejam funcionando. É proibida a realização de showmícios ou evento semelhante para a promoção de candidato, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com o objetivo de animar comício e reunião eleitoral.

Rádio, TV e mídia impressa

As emissoras de rádio e televisão estão impedidas de veicular propaganda política, inclusive paga, ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato ou partidos. A propaganda em rádio e TV é restrita ao horário gratuito que começa dia 17 de agosto. A imprensa escrita pode emitir opinião favorável a candidato. No entanto, a matéria não pode ser paga.

Está vedada a distribuição de brindes, como por exemplo, camisetas, chaveiros, bonés, canetas, ou quaisquer outros bens ou serviços. Os outdoors continuam proibidos.

Portal PT

Vai começar o cadastro do programa Terra Legal Amazônia

Atenção agricultoras e agricultores cadastrados no programa Terra Legal Amazônia. As equipes de georreferenciamento estão chegando aos estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.

No mês de julho o trabalho começa em trinta e três municípios. Procure a prefeitura para saber o dia da chegada das equipes.

Se você não se cadastrou ainda dá tempo. É preciso apresentar certidão de nascimento, carteira de identidade e CPF. Casais devem ir juntos e apresentar certidão de casamento. No caso de viúvos, atestado de óbito do companheiro ou da companheira.

Fique atento ao calendário de georreferenciamento e não perca a chance de regularizar a sua posse.

Incra

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Valverde diz que união PT/PSB é uma aliança vencedora

A aliança PT/PSB realizou neste sábado, 03/07, em Ji-Paraná, o primeiro encontro do candidato a governador, Eduardo Valverde, do candidato a vice, Cleiton Roque, e da senadora Fátima Cleide, Candidata à reeleição, com os candidatos a deputado federal e a deputado estadual dos dois partidos.

O evento teve como finalidade uniformizar as orientações da coligação visando à organização da campanha em todo o Estado, bem como integrar as candidaturas proporcionais com a majoritária.

O presidente do PSB, deputado federal Mauro Nazif, candidato à reeleição, ao falar para a militância, destacou as qualidades do candidato a governador Eduardo Valverde e do candidato a vice, Cleiton Roque. O parlamentar resgatou um pouco da parceria histórica existente entre PT e PSB, principalmente no âmbito nacional.

Dr. Mauro explicou como foi decidida a aliança com o PT, dizendo que foi a decisão da maioria dos delegados do partido, e que prevaleceu a democracia no PSB. O deputado afirmou que não houve traição a qualquer sigla porque o PSB ainda não havia decido, nem prometido aliança com ninguém. “Tínhamos diálogos com outros partidos que, por sua vez, sabiam do nosso diálogo com o PT”, disse. “É para trabalhar pelo povo de Rondônia que nos juntamos à sua campanha, Valverde.

Não precisamos de governos perseguidores nem que amedrontem o povo. Precisamos de um governante que governe para todos. A família PSB está feliz com essa aliança. E quando é assim, a nossa militância abraça a campanha e trabalha para a vitória”, concluiu Nazif. Na próxima sexta-feira o PSB reunirá a militância do partido para apresentar a aliança com o PT.

A senadora Fátima Cleide, candidata à reeleição, disse que as lideranças políticas precisam trabalhar com interesse para resolver os problemas do povo, que segundo ela são muitos, “e não pensando em tirar proveito pessoal das obras”. Fátima Cleide destacou o intenso trabalho pela transposição, que contou com a união da bancada federal, especialmente dos parlamentares do PT e do PSB, assim como outras lutas dos servidores públicos, como a luta dos demitidos O candidato a vice-governador Claiton Roque foi bastante aplaudido quando se apresentou como “o cabo eleitoral número 1” da aliança PT-PSB. Ele destacou a diferença da coligação em relação às demais forças que disputam as eleições. “Temos uma coligação vitoriosa e apresentaremos propostas claras e concretas para transformar o Estado de Rondônia.

Vamos apresentar uma proposta para a juventude, pois muitos jovens não têm oportunidade porque não possuem qualificação profissional”, disse, propondo uma ampla discussão de inclusão da juventude. Já o candidato a governador Eduardo Valverde reforçou o caráter vitorioso da aliança PT-PSB, destacando que a campanha eleitoral precisa respeitar o eleitor. “Política não se faz com rancor, e sim com firmeza e ternura. A nossa luta é por um Estado justo e republicano. Não queremos um governo que protege os amigos e persegue os adversários políticos. Afinal de contas, se pode ter autoridade sem usar do autoritarismo”, disse Valverde.

O candidato a governador destacou que o Estado de Rondônia precisa adquirir estabilidade e equilíbrio para fortalecer o seu desenvolvimento, segundo ele, iniciado através da relação com o presidente Lula. “Queremos construir um Estado onde o empresariado não tenha medo de investir, onde o empresário não se sinta perseguido. Uma das questões mais sensíveis na política é a conduta ética e moral. Estou falando em nome do meu partido, o PT.

Nos orgulhamos de nunca ter traído ninguém. Vamos olhar de frente os eleitores rondonienses e dizer o que temos de positivo, o que pretendemos fazer para transformar esse Estado”, finalizou Valverde sendo aplaudido de pé por um auditório lotado.

Assessoria

Governo Lula bate novo recorde de popularidade, aponta Datafolha

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu um novo recorde de popularidade e agora é aprovado por 78% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem (1º).

Foram entrevistadas 2.658 pessoas e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O governo Lula tinha 76% de aprovação em maio. Era o seu recorde até agora em seus dois mandatos, iniciados em janeiro de 2003.

Embora a oscilação tenha sido dentro da margem de erro máxima, no caso do petista a curva mostra uma consistente trajetória ascendente há quase dois anos. De dezembro para cá, Lula melhorou sua aprovação em seis pontos. Tinha 72% e pulou para os 78% atuais.

O melhor desempenho do petista é na região Nordeste. Em maio, Lula tinha 85% de aprovação entre os nordestinos. Agora, está com 87%.

Nunca desde a volta do país ao regime democrático, em 1985, houve um presidente com popularidade tão alta como a de Lula num ano de sucessão como o atual.

Pela primeira vez também Lula recebeu uma nota acima de 8 para o desempenho de seu governo. Ele registrou 8,1, quebrando o recorde de maio, quando recebeu 8,0.

Entre os homens, o presidente atingiu 81% de aprovação -tinha 78%. Essa taxa é sempre menor entre as mulheres: 76% acham o governo Lula ótimo ou bom. (FR)

Folha de São Paulo