sexta-feira, 9 de julho de 2010

Lula na África: Vamos fazer uma Copa do Mundo inesquecível em 2014

O sucesso da Copa do Mundo realizada na África do Sul este ano só aumenta a responsabilidade brasileira em organizar a próxima edição do maior evento esportivo do mundo, em 2014, afirmou o presidente Lula durante a apresentação do logo oficial do Mundial brasileiro, ocorrida em Johannesburgo nesta quinta-feira (8).

Amante declarado de futebol, Lula começou o discurso quebrando o protocolo, que lhe previa um tempo de apenas cinco minutos, para saudar diversos ex-jogadores, como Cafu (capitão do pentacampeonato em 2002), Carlos Alberto Torres (capitão do tricampeonato em 1970), Romário e Bebeto (tetracampeões em 1994), o alemão Franz Beckenbauer (campeão como jogador em 1974 e como técnico em 1990) e até o carrasco Michel Platini, francês que ajudou a eliminar o Brasil da Copa de 1986, nas cobranças de penaltis.

Lula afirmou que o Brasil está realizando um sonho ao organizar novamente uma Copa do Mundo e que o País está preparado para esse desafio: "O sucesso dos nossos irmãos africanos representa um grande desafio a nós brasileiros. Estamos aprendendo com eles para que a Copa de 2014 que teremos a honra de hospedar seja um sucesso maior ainda. É uma grande responsabilidade, mas estamos confiantes. Os brasileiros gostam de desafios, são movidos a desafios. Estejam certos, os brasileiros farão um Mundial da Fifa tão bonito e emocionante quanto o da África do Sul."

Lula lembrou que o Brasil está crescendo e se desenvolvendo, devendo chegar a 2014 com uma economia bem mais relevante no cenário internacional. Isso deverá se refletir na organização do Mundial de futebol, garantiu o presidente brasileiro, citando o plano instituído no País com representantes dos governos federal e das 12 cidades-sede, onde serão realizados os jogos.

O presidente brasileiro enfatizou que haverá transparência total no projeto da Copa do Mundo 2014 e que os gastos públicos serão divulgados na internet, podendo ser acompanhados em tempo real por “qualquer cidadão de qualquer lugar do mundo”. Disse ainda que a Copa no Brasil será uma Copa verde. "A sustentabilidade ambiental é prioridade para o Brasil e será uma das marcas da Copa em nosso País", afirmou.

A Copa de 2014 será também, previu Lula, uma grande oportunidade para acelerar investimentos em infraestrutura no País, “fundamentais para o desenvolvimento do nosso Brasil”.

"Queremos deixar um legado que se repetirá na melhoria das condições de vida de nosso povo. Com o mundial, teremos a oportunidade de apresentar ao mundo um novo momento do Brasil. Estamos seguros de que encantaremos o mundo, como a África do Sul encaontou o planeta nas últimas semanas.(…) Vamos fazer uma Copa inesquecível. É um compromisso, podem cobrar", disse o presidente.

Portal PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário