segunda-feira, 26 de abril de 2010

Anselmo vê fortalecimento na pretensão de Valverde

O deputado federal Anselmo de Jesus (PT) esteve na Capital cumprindo uma agenda de visitas em entidades governamentais, acompanhado do ex-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) Lazaro Dobre, conhecido como Lazinho, pretenso candidato a uma vaga na Assembléia Legislativa. Regularização fundiária, transposição e moto taxi foram motivos de
conversas setorizadas.

O parlamentar petista visitou alguns órgão como Incra, Ibama e Prefeitura, que deveriam ter participado de uma audiência pública realizada pela Assembléia Legislativa em União Bandeirantes,onde se discutiu regularização fundiária. Segundo ele o evento surgiu a partir de um pedido da comunidade, que solicitou alteração no zoneamento sócio econômico do Estado com vistas na viabilização da regularização, mas que não fora conveniente por causa da ausência de órgãos como Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPE), INCRA, Prefeitura de Porto Velho e Ibama.
“Como deputado federal que acompanha a realidade do campo, achei estranho a ausência das entidades proponentes e dos réus” – justificou o deputado dizendo que ia buscar em cada órgão se houve oficialização de convite para audiência e depois tomaria providência pela legalidade da audiência.

Em Porto Velho o deputado petista participou de reunião sobre a transposição com a comissão intersindical, onde estiveram presentes outros parlamentares, na Assembléia Legislativa de Rondônia.

Segundo ele a minuta da proposta envolve várias categorias e é preciso no momento unificar o discurso para que não haja prejuízos, pois “as divergências e noticias equivocas tem complicado o andamento do processo em Brasília” – sinalizou. O deputado defende a proposta dos senadores Valdir Raupp e Fátima que querem incluir os servidores de Rondônia na propositura do Senador Romero Jucá (PMDB – RR).

Anselmo de Jesus também esteve articulando com a Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Rondônia (Cootraron) e o Banco do Brasil (BB) o financiamento para construção de pequenas barragens pelo Estado para captação de água e beneficio do pequeno agricultor. Também esteve num encontro com mototaxistas onde ouviu as reivindicações e se propôs a intermediar a situação junto à prefeitura da Capital, administrada pelo petista Roberto Sobrinho. “A primeira proposta de regulamentação no Estado foi de minha autoria em 2003, foram seis audiências públicas em todo o Brasil, sendo uma em Rondônia” – lembrou.

Código

Uma questão nacional, na qual o deputado federal esta empenhado é a reformulação do Novo Código Ambiental. Ele participou de 60 audiências públicas e agora esta em fazer de fechamento do relatório,com a participação de professores universitários na sistematização do material levantado e que culminará com um documento propondo alterações.

“A mudança do código é complexa, o que levaria mais de 10 anos de trabalho, pois o código tem 17 mil anexos e é fruto de um trabalho governamental e não legislativo elaborado desde em 1.965” – justificou ressaltando que é preciso a mudança, pois há muita situação ilegal, mas o momento não é oportuno. “Defendo uma proposta simples por conta da necessidade, portanto o mais coerente seria trabalhar em três pontos: o desmate zero, a recuperação das águas e matas ciliares, e uma política pública ambiental definida para preservação” – disse.

Eleições 2010

O deputado federal tem base eleitoral na região de Ariquemes à Pimenta Bueno, incluindo Machadinho do Oeste, e alcançou espaço no cenário político do Estado defendendo o trabalhador do campo. Ele analisa resultados positivos para o partido nas eleições 2010.

Anselmo de Jesus pretende disputar a reeleição e vê na pré-candidatura de Eduardo Valverde ao governo do Estado o fortalecimento do seu poder de voto no interior do Estado. Também conjectura que além dos votos que vem do campo, hoje conseguiu um espaço no meio urbano após sua atuação

Na região do deputado de Ji Paraná a não postulação por parte de lideranças da região como Assis Canuto e José de Abreu, abre mais espaço para conquista de votos.

Quanto a pré-candidatura ao governo de Eduardo Valverde, ele diz que o PDT pode fazer muita diferença nas eleições se aliado ao PT. Ele construiu a hipótese de que se os pedetistas compuserem com Eduardo Valverde, as eleições convergirão para o segundo turno e assim o PT terá a tão propagada aliança com o PMDB.

O detalhe da composição postulada por Anselmo é que a vaga de vice na chapa de Eduardo Valverde seria a empresária Ana Maria Gurgacz, mulher do Senador e presidente estadual do PDT Acir Gurgacz. Nome apoiado também pela Senadora Fátima Cleide. (Diário da Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário