quarta-feira, 23 de junho de 2010

Anselmo de Jesus comemora com acampados conquista de terra

A reunião foi marcada pela oficialização da compra e escrituração da terra

O deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO) comemorou, no último sábado (19), com agricultores familiares do acampamento Vale Encantado, na fazenda Vale do Jamari, no município de Theobroma, a compra desta propriedade para fins de reforma agrária junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A reunião foi marcada pela oficialização da compra e escrituração da terra, que dá o passo inicial para a criação do assentamento para aqueles pequenos agricultores, acampados há quatro anos na região. A ocasião reuniu as mais de 100 famílias beneficiadas, o deputado Anselmo, o Superintendente do Incra, Carlino Lima, o presidente em exercício da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), Fábio Menezes, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais , Rogério Viana, o prefeito municipal, José Lima da Silva, e vereadores municipais.

Com essa conquista dos agricultores familiares, fruto de sucessivas lutas, inicia um novo momento que é o andamento do processo para implantação do assentamento Vale Encantado, a qual permitirá aos futuros assentados acesso aos benefícios dos programas de reforma agrária, entre eles, o acesso ao crédito como porta de entrada para a inclusão social.

O deputado Anselmo, intercessor junto ao Incra Nacional para a liberação dos R$ 7 milhões pagos pela propriedade, manifestou contentamento e satisfação na conquista, reforçando a todos agricultores que a mesma foi uma vitória merecida, diante da perseverança e luta de cada trabalhador para ser assentado.

“São mais de 100 famílias, cerca de 500 pessoas, que passarão a ter melhorias na qualidade de vida, utilizando a terra de forma legalizada e produtiva”, disse Anselmo reafirmando o seu compromisso com o reconhecimento e valorização da agricultura familiar como condição da permanência, de forma digna, de homens e mulheres no campo.

Carlino Lima e Fábio Menezes também destacaram a importância da reforma agrária para o Estado de Rondônia e o País como ferramenta para o desenvolvimento sustentável. “Uma vez realizada a reforma agrária, há maior segurança da produção agrícola e conseqüente geração de renda e qualidade de vida”, consensuaram.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário