sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Roberto Sobrinho fala em entrevista às rádios Rondônia e Cultura: PAC 2, Infraestrutura, Plano Inverno, mais habitação e o ano de 2011

Em entrevistas ao jornalista Maurício Calixto, no Programa Hora do Povo e na rádio Cultura, ao radialista Elizeu da Silva, o prefeito Roberto Sobrinho falou das ações realizadas neste ano, do volume de recursos destinados ao município pelos programas federais, das contrapartidas das hidrelétricas, do ano eleitoral, do pleno emprego, das obras paralisadas, das novas moradias e ainda respondeu a vários questionamentos dos ouvintes.

Sobre tudoo que foi possível realizar em 2010, o prefeito fez questão de agradecer ao maior parceiro de sua administração. “O presidente Lula deixa o governo com a garantia do dever cumprido, principalmente pela atenção que teve com esta região e em especial com a nossa administração nestes últimos anos. A cidade cresceu, está se desenvolvendo a passos largos e a quantidade de recursos e os projetos executados para a nossa população, sem dúvida vão ficar marcados na história de Porto Velho”, disse o prefeito.

Operação Inverno

A “Operação Sai D’água” que retirou 240 famílias da situação de risco nos bairros Triângulo e Baixa da União e o lançamento do Plano de Operações para o inverno amazônico”, foram temas das entrevistas do prefeito. O plano tem o objetivo de prevenir e planejar ações para minimizar os danos causados pelas chuvas no município de Porto Velho, distritos e localidades. “Os prefeitos da região Amazônica e a própria população sofrem muito no período das chuvas porque o inverno amazônico é cruel e a única forma de minimizar os danos é a prevenção, por isso nós planejamos um conjunto de ações envolvendo todas as secretarias municipais para intensificar o que a prefeitura já vem fazendo o ano todo, realizando a manutenção da malha viária urbana e rural e desobstruindo as bocas de lobo para evitar as alagações. O combate a dengue, o acolhimento às famílias vulneráveis e em área de risco, também fazem parte destas ações, como as 240 famílias que receberam da prefeitura um apartamento totalmente de graça,” disse o prefeito

Asfalto e Estradas

A atenção especial as estradas do município também foi questionada. “Porto Velho tem 5 mil quilômetros de estradas vicinais, que precisam ser mantidas o ano todo, porque elas é que garantem o escoamento da produção e este é um dos trabalhos que fazemos durante todo o ano, assim como a limpeza e aprofundamento dos canais, o que dá maior vazão às águas das chuvas, que nós fazemos agora com o auxilio do caminhão Tatuzão, da Semusb. E ainda, fizemos mais 43 quilômetros de asfalto na cidade, isso significa que mais 35 mil famílias foram beneficiadas e não andam mais na lama ou na poeira”, lembrou.

Obras paradas

A prefeitura de Porto Velho está com algumas obras paradas e o prefeito Roberto Sobrinho pôde explicar os motivos. “Estas obras tiveram que ser suspensas temporariamente, por conta do inverno ou por problemas com a empresa vencedora da licitação. Esse é um procedimento normal durante o período chuvoso, principalmente no que diz respeito a pavimentação e drenagem, onde possui recapeamento e que já existe uma base, a chuva não impede de continuar. Na construção de algumas moradias, temos processos judiciais que devem ser resolvidos, temos reintegração de posse que aguardam decisão da justiça e no caso dos viadutos, além das chuvas, existem outras situações como a necessidade dos aditivos, que já foram resolvidos pelo Dnit, mas ainda falta resolver as desapropriações que devem custar mais R$ 10 milhões, tem o problema das torres da rede de energia elétrica que está no meio do caminho por onde vão passar os viadutos, então tudo isso precisa ser resolvido e nós esperamos contar com a compreensão da nossa população” argumentou o prefeito.

Trânsito

Para resolver problemas como o congestionamento do trânsito da capital, a prefeitura tem adotado uma série de medidas, mas o fluxo aumenta a cada dia e isso tem uma explicação. “Há três anos, Porto Velho recebe 500 carros por mês. Hoje são 1.500 carros a mais todos os meses, é natural que passemos a enfrentar problemas, como o congestionamento. Porto Velho está virando cidade grande, com todos os seus problemas e nós temos através da secretaria municipal de Trânsito adotado medidas que tem funcionado muito bem, como o corredor exclusivo para ônibus, vamos implantar também, as placas de origem/destino para facilitar a circulação dos motoristas novos na cidade, vamos colocar cerca de 20 mil placas toponímicas para identificar as ruas,”afirmou.

Ano Eleitoral

Em um ano eleitoral, quando a população escolheu mais uma vez seus representantes, o prefeito falou do processo democrático. “O povo escolheu seus administradores e elegeu historicamente a primeira mulher para dirigir o País e isso representa também o reconhecimento dos eleitores ao trabalho feito pelo presidente Lula, que sem dúvida vai ficar registrado na história como o presidente que mais trabalhou pela erradicação da desigualdade social, e nós temos a certeza de que os próximos anos serão ainda muito melhores para Porto Velho, com a continuidade de uma administração que só beneficiou a nossa região, com toda a atenção que nós tivemos, com tantos investimentos e melhor ainda, com os recursos que virão, agora com o PAC 2, no qual a capital foi contemplada com vários projetos” disse o prefeito.

Ouvintes

Respondendo a dezenas de perguntas dos ouvintes, Roberto Sobrinho falou dos avanços no asfalto, na habitação, na construção de novas Escolas, de novos postos de saúde, das emendas parlamentares que vão trazer mais R$ 33 milhões ao município para a infraestrura de outros bairros e ruas que ainda não foram beneficiados. “Porto Velho vive hoje o pleno emprego, talvez 4 ou 5 % da população está desempregada e isso é um índice excelente para fechar o ano. Nós só temos a agradecer a oportunidade de poder estar fazendo todos estes benefícios por uma cidade que por muito anos ficou estagnada e hoje oferece uma melhor qualidade de vida em todos os sentidos aos seus moradores” finalizou.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário