quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Comitiva de Brasília está aqui

O Ministro Nelson Jobim cumpriu a palavra. Chegaram na madrugada de ontem representantes de três ministérios para ver de perto a situação da nossa saúde. O pessoal ficou impressionado com o quadro. O técnico da Defesa Civil estava meio acuado entre as tragédias das enchentes e desmoronamentos em São Paulo, Rio de Janeiro e a nossa situação, que de tão crônica, agora, agudizou-se, como os repetidos desastres das chuvas torrenciais que anualmente viram notícias. Talvez a nossa calamidade ou situação de emergência justifique-se pela grande mobilidade de gente nova para o Estado, com a construção da usinas hidrelétricas do Rio Madeira.Pode ser mais um agravante.

Hoje, a comitiva irá a Cacoal dar uma olhada no Hospital Regional e depois é que emitirão os seus pareceres e contribuições. Enquanto tudo isto acontece e que pode ainda demorar, já vou me cuidar de fazer o dever de casa. E sei que por mais que venham recursos e apoios federais, a maior parte da efetividades será a nossa própria força e criatividade.

Mostrar a realidade serviu de alerta que nem tudo é mar de rosas no SUS. Que na teoria é o máximo. Na prática financia até os planos de saúde privados na alta complexidade. E no mais um baita apartheid entre ricos e pobres.

Não vou reclamar e nem chorar nos seus ombros, vou agir.

Blog do Confúcio Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário