quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Rondônia para todos e todas

Por Fátima Cleide

O estado de Rondônia faz hoje 29 anos. É idade da maturidade adulta, de vigor, tão importante para a construção de uma vida plena de realizações, que orgulha mais à frente com a sensação de ter feito alguma coisa, não apenas para si próprio mas também para o ambiente que ajudou a transformar.

Muitos brasileiros e brasileiras, com os fortes investimentos federais e privados que chegaram ao estado, estão agora em Rondônia, emprestando sua juventude e vontade para a transformação social e econômica da região, que enfrenta um novo ciclo de desenvolvimento desde sua criação.

Mas muito antes do início da década de 80, quando o estado foi instalado, os acontecimentos da história no então território apequenavam ou engrandeciam personagens que naquele mundo distante produziam fatos, superavam obstáculos, abriam caminhos para o desenvolvimento. Como a grandiosa estrada que se transformou na BR-364, desafio da engenharia e da fibra de homens públicos de então.

Entre tantos que engrandeceram aquela época destaco Jairo Saraiva, que neste justo mês de janeiro, se conosco estivesse, completaria bem vividos 88 anos de idade.

Em sua memória dedico este artigo, estendendo minhas homenagens a todos e todas que ao longo da projeção histórica de Rondônia ofereceram e oferecem o melhor de si para a boa utilização das oportunidades que nossa região concede, deixando exemplos de vida impregnada de dedicação, solidariedade, trabalho, coragem e correção.

Jairo Saraiva, amazonense que deixou jovem a família para se integrar à Força Expedicionária Brasileira, FEB, na Itália, assim conduziu sua existência.

Algum tempo depois de lutar pelo ideário democrático, combatendo o nazi facismo, iniciou vida nova a partir da década de 50 em Rondônia, terra que se consagra, como São Paulo e Brasília, de todos os brasileiros e brasileiras.

Na Guarda Territorial fez história, tornou-se um policial de grande perspicácia, foi ajudante de ordens dos governadores Paulo Nunes Leal e Theodorico Gahyva e administrador da Colônia Penal Ênio Pinheiro. Comandou a operação de combate ao incêndio no mercado central, e após aposentar-se em 1978 com a patente de capitão passou a trabalhar pelas causas sociais.

É nessa mistura, da história de ontem com a de hoje, da vida vivida pelos personagens do passado com os personagens do presente, da obra erguida com a obra em construção, dos desafios superados com os desafios a superar, que Rondônia cresce e se reconhece, e para nós que amamos nosso estado será sempre a terra das oportunidades, do chão seguro e farto que fortalece a existência.

Parabéns para todos e todas que em Rondônia se engajaram à tropa de voluntários bandeirantes do bem, como no passado o foi Jairo Saraiva. Parabéns ao governador Confúcio Moura, que neste momento representa a esperança do povo numa nova forma de fazer governo, onde a participação popular exercitada no cotidiano da gestão represente de fato o respeito e o fortalecimento da Democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário