terça-feira, 7 de julho de 2009

Mutirão Arco Verde Terra Legal registra mais de 50 mil atendimentos em três semanas

A terceira etapa do Mutirão Arco Verde Terra Legal registrou 22.075 atendimentos a moradores dos municípios de Machadinho d’Oeste (RO), Feliz Natal (MT) e Paragominas (PA) entre sexta-feira (3) e sábado (4). Com isso, o Programa alcançou 51.489 atendimentos prestados nos nove municípios percorridos desde o dia 19 de junho. Neste período, as três caravanas do Mutirão passaram por Alta Floresta, Peixoto de Azevedo e Feliz Natal, em Mato Grosso; Marabá, Tailândia e Paragominas, no Pará; e Porto Velho, Nova Mamoré e Machadinho d’Oeste, em Rondônia.

O Mutirão Arco Verde Terra Legal, coordenado pela Casa Civil e pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Meio Ambiente (MMA), é parte de uma série de políticas e ações públicas de estímulo a um modelo de produção sustentável, prevenção e combate ao desmatamento e à grilagem de terras na Amazônia Legal. Desenvolvido em parceria com estados e municípios, o Programa conta com três caravanas, que, até o final de outubro, vão percorrer os 43 municípios que registram os maiores índices de desmatamento na região.

Terra Legal número mil

Uma das ações do Mutirão é o Terra Legal, programa de regularização fundiária coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que é realizado em parceria com estados e municípios. No sábado, a posseira Elizama Vegas de Arruda, que ocupa uma posse localizada na Linha 2 da rodovia RO-133, em Machadinho d’Oeste, fez o cadastro de número mil do Programa. O atendimento foi feito por um funcionário do Incra durante a abertura do Mutirão Arco Verde Terra Legal no município.

Nas três primeiras semanas de atendimento, o Terra Legal cadastrou 1.269 posseiros que vivem em áreas não devolutas da União de até 15 módulos fiscais de Marabá e Paragominas, no Pará; Porto Velho, Nova Mamoré e Machadinho d’Oeste, em Rondônia; e Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso.

Mobilização

As ações de capacitação, emissão de documentos, entrega de bibliotecas e patrulhas agrícolas e acesso a benefícios previdenciários promovidas pelo Mutirão Arco Verde Terra Legal e os serviços realizados pelos estados e municípios estão mobilizando as populações beneficiadas. Um exemplo é o de Machadinho d´Oeste, onde foram realizados 10.139 atendimentos durante a sexta-feira e o sábado, o que corresponde a 32% da população do município de 31.475 habitantes.
A quarta etapa do Mutirão será realizada a partir desta sexta-feira (10) e atenderá os municípios de Ulianópolis (PA), Pimenta Bueno (RO) e Nova Ubiratã (MT). A mobilização do governo federal envolve 13 ministérios, autarquias, empresas e bancos públicos. (MDA - foto Catarina Accioly)

Nenhum comentário:

Postar um comentário