segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Incra/RO faz balanço das ações do Arco Verde em Nova Mamoré

O Incra/RO apresentou as atividades realizadas pela Operação Arco Verde em Nova Mamoré. O foco foi o desenvolvimento dos assentamentos da reforma agrária com o incremento da produção e o licenciamento ambiental.

Em Nova Mamoré, o Instituto possui dez assentamentos, onde vivem 2.453 famílias. O superintendente do Incra/RO, Carlino Lima, explica que, em 2009, foram concedidos cerca de R$ 2,5 milhões em créditos para 249 famílias. Esse recurso está sendo usado para melhoria das habitações, incremento da produção e dinamização do comércio local.

O Incra/RO realizou a demarcação topográfica de dois assentamentos e a titulação dos imóveis rurais para 192 famílias de Nova Mamoré. O licenciamento ambiental foi uma ação que abrangeu seis assentamentos.

Próximo ano

Para 2010, o superintendente do Incra anunciou o fortalecimento do Programa de Assessoria Técnica nos Assentamentos (ATES) do município, com o atendimento de 100% das famílias assentadas. Haverá também um investimento de R$ 2,7 milhões na construção e recuperação de 97 km de estradas vicinais e implantação de dois projetos do Programa Terra Sol para fomento à agroindústria.

A operação Arco Verde é uma ação conjunta de 13 ministérios, sob a coordenação da Casa Civil da Presidência da República. O objetivo é atender demandas sociais emergenciais nos municípios do País onde há grande prática de desmatamento, além de promover a legalidade e a sustentabilidade nas atividades agropecuárias e florestais. Os municípios abrangidos em Rondônia pela operação Arco Verde são Porto Velho, Nova Mamoré, Machadinho e Pimenta Bueno.(Portal Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário