segunda-feira, 31 de maio de 2010

Petistas citam protagonismo do Brasil na defesa da sustentabilidade ambiental

Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente - 5 de junho - parlamentares da bancada do PT na Câmara fizeram um balanço positivo das políticas ambientais implementadas no Brasil nos últimos anos. De acordo com deputados, o governo Lula conseguiu colocar na pauta nacional um conjunto de preocupações ambientais que envolvem as esferas administrativas federal, estadual e municipal.

A redução do desmatamento na Amazônia Legal foi apontada como um dos avanços do governo. No período de agosto/2008 a julho/2009, a redução do desmatamento na Amazônia foi de 42% em relação ao mesmo período em 2007-2008.

O deputado José Genoino (PT-SP) destacou o protagonismo internacional do Brasil na defesa da sustentabilidade ambiental. O petista lembrou que o Brasil teve um papel de destaque na conferência sobre mudanças climáticas (COP 15) que ocorreu em Copenhague no final do ano passado.

"O presidente Lula surpreendeu o mundo ao anunciar metas voluntárias de redução de emissão de poluentes na COP 15. Além disso, o país tem sido referência internacional ao trazer para o núcleo das políticas públicas diretrizes de sustentabilidade ambiental", destacou. Todas essas ações, segundo o petista, resultaram em uma redução significativa no desmatamento da Amazônia.

Genoino citou ainda avanços na legislação brasileira, como a regularização fundiária e a lei sobre a Mata Atlântica, aprovada no primeiro governo petista. "O desafio é continuar essas políticas sem parar o crescimento econômico", concluiu.

Para o líder da bancada, deputado Fernando Ferro (PT-PE), merecem destaque as mudanças introduzidas na matriz energética brasileira. "Somos um país sintonizado com as preocupações ambientais do mundo. Isso pode ser percebido na forma como produzimos nossos combustíveis e, principalmente, na matriz energética brasileira, que prioriza fontes renováveis e não poluentes", disse Ferro.

Para o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), titular da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, temos hoje ações concretas do governo Federal, com aplicação de recursos em projetos de reflorestamento, obras em saneamento, coleta seletiva de lixo, entre outros. Ele citou ainda outra conquista que foi a conscientização da população sobre a importância do meio ambiente.

"Se considerarmos o pouco tempo em que as questões ambientais foram trazidas para o centro das políticas públicas do governo, podemos dizer que houve um grande avanço na concepção da população sobre a importância da preservação ambiental", destacou. Apesar dos avanços, o parlamentar lembra que o país ainda possui um grande passivo ambiental, resultado da negligência de governos anteriores.

Código florestal

Indagado sobre os entraves na tramitação das propostas de mudanças no Código Florestal brasileiro, em tramitação na Câmara, o líder Fernando Ferro acredita que apesar da importância da matéria, este talvez não seja o melhor momento para se fazer este debate. "Este não é um debate para ser feito às pressas. Estamos em um ano eleitoral e não podemos deixar que as divergências eleitorais contaminem uma discussão que vai decidir o futuro ambiental do nosso país e das próximas gerações. Entretanto, é muito importante que o Brasil tenha uma legislação moderna e preocupada com as formas de desenvolvimento que são adotadas aqui", disse.

Portal PT com informações do PT na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário