segunda-feira, 31 de maio de 2010

Porto Velho ganha prêmio no Salão de Turismo em São Paulo

Porto velho foi o único município da região Norte a receber o reconhecimento do Ministério do Turismo, através do prêmio “Melhores Práticas na Gestão do Turismo”. A entrega do prêmio foi durante o 5º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil, no Parque Anhembi, em São Paulo, que teve a participação de cerca de 400 pessoas das diversas representações de todo o País.

Neste 5º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil, realizado em São Paulo, o Ministério do Turismo premiou os destinos que melhor estão usando as ferramentas disponibilizadas. Além de Porto Velho, pela região Norte, foram premiadas as cidades de Angra dos Reis, pela região Sudeste, Goiânia, pela Centro Oeste, Barreirinhas, na Bahia, pela região Nordeste e Porto Alegre, pela região Sul.

O Ministério do Turismo vem trabalhando com 65 localidades em todo o Brasil, denominados os Destinos Indutores do País, que são municípios capazes de induzir o turismo na região em que está localizado e para chegar a certificação, o ministério determina alguns pontos, como um estudo da competitividade, que está sendo realizado pela Fundação Getúlio Vargas. Todos os anos, uma equipe da fundação vem a Porto Velho e faz um levantamento das condições oferecidas pela capital nas áreas da saúde, transporte, segurança, equipamentos turísticos entre outros requisitos.

Potenciais

O levantamento aponta as fraquezas e as fortalezas do turismo na capital, que ao mesmo tempo em que é socializado com a Semdestur, serve para nortear as ações de melhorias no setor. Outro ponto deste estudo é a qualidade da gestão do turismo em Porto Velho, analisada pelo Instituto marca Brasil, composto por representantes da Semdestur, do Sebrae, da Abave, da Abrasel, do Sindistel e da Setur. Outro recurso do Ministério da Turismo para qualificar o setor nas diversas regiões do país é o Módulo de Gestão Informatizado, que centraliza as informações e permite o acompanhamento de cada região com o objetivo de qualificar cada vez mais e melhor os 65 destinos.

Representando a capital, estiveram o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, José Gadelha e o coordenador municipal de Turismo, Jun Alex Yamamoto. “Esse prêmio é muito importante para Porto Velho, porque ao mesmo tempo em que reconhece as nossas potencialidades, também certifica de que estamos cumprindo as determinações do Ministério da Cultura, comprovando o comprometimento do prefeito Roberto Sobrinho com ações que asseguram o desenvolvimento turístico na capital”, enfatizou o secretário Gadelha.

Anseditur

Durante o Salãode Turismo, também foi realizada a reunião da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores - Ansedistur, composta por secretários e dirigente de turismo da capitais. O secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, José Gadelha é vice presidente da Anseditur, pela região Norte e voltou muito otimista do encontro. “O Ministro do Turismo Luis Barreto, anunciou para os próximos dias, a liberação de quatro milhões de reais para a elaboração do Plano de Marketing dos municipios Destinos Indutores. Através deste Plano de Marketing, Porto Velho vai poder identificar quem é o nosso visitante, de onde ele vem, qual a expectativa desse turista e isso vai facilitar a divulgação dos nossos potenciais turísticos porque nós passaremos a fazer uma divulgação direcionada” finalizou Gadelha.

Rondonotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário