quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Embrapa recomenda ensilagem como suplemento para gado no clima seco em RO

O período de estiagem preocupa pecuaristas, em Rondônia. O pasto seco influência na perda de peso dos animais. Para evitar o Prejuízo, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-RO) estudaram formas para reforçar a alimentação do gado no clima seco.

Entre as alternativas está a ensilagem. A planta do milho é triturada, colocada em uma área, compactada e feita à fermentação sem oxigênio. Uma lona plástica evita o contato com o ar e com a água. Para que o processo aconteça de maneira eficaz, o pesquisador da Embrapa Rondônia, Cláudio Ramalho, alerta que é preciso fazer a colheita do milho com técnicas especificas.

A recomendação é iniciar a colheita quando os grãos estiverem no estádio de pastoso, com 30 a 35% de matéria seca. Caso seja feito antes deste período, poderá ocorrer perda da produção do material. Se feito após o tempo indicado, podem ocorrer problemas como maior incidência de doenças foliares e perda na qualidade da silagem, pela diminuição do teor de proteína bruta.

Nutrição

A alimentação serve para gados de corte e animais leiteiros, sendo de grande importância para o último devido exigir uma nutrição mais reforçada. A silagem tem de 7% a 8% de proteína bruta. Cerca de 70% a75% de nutrientes digestíveis.

O suplemento deve ser dado ao gado pelo menos quatro horas antes da ordenha, A técnica custa em média R$ 2 mil a R$ 3 mil conforme a propriedade.

TV RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário