terça-feira, 31 de agosto de 2010

Valverde vai levar saúde e infraestrutura para a região ao Vale do Guaporé

Uma das metas do candidato ao governo do estado pela aliança Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB, Eduardo Valverde, é levar atendimento médico à região do Vale do Guaporé e promover ações para evitar o êxodo rural. Em visita à região, Valverde constatou que alguns municípios estão abandonados há décadas, desprovidos de infraestrutura sequer para atender a população urbana no que diz respeito a oportunidades de emprego, educação, lazer e outros benefícios que dependem de ações governamentais.

Exemplo desta situação é a cidade de Costa Marques, onde Valverde esteve esta semana. Com cerca de 15 mil habitantes, a Pérola do Vale do Guaporé também sofre o descaso de velhos governantes. Lá, Valverde constatou que os jovens são os mais atingidos pela sistemática indiferença oficial.

Sem opção de emprego, os jovens acabam migrando para a capital ou para a Bolívia, onde muitos vão em busca de um curso superior. Para Valverde, além de prejudicar jovens e trabalhadores citadinos, esta falta crônica de compromisso tem colocado em segundo plano, ou mesmo ignorado, os tradicionais povos que habitam a região, como é o caso dos quilombolas que hoje somam cerca de 400 moradores das comunidades Santa Fé e Forte Príncipe da Beira.

“O governo do estado precisa estar mais presente nas comunidades quilombolas, pois são povos especiais que precisam de apoio para não serem atropelados em sua cultura e costumes. Vamos formar parcerias com as universidades para garantir melhor condição de vida a quem resistiu aos exploradores. Eles compõem a nossa história”, lembra. Valverde discutiu a situação com a comunidade e várias lideranças da região.

Ele disse que seu plano de governo prevê a qualificação de mão-de-obra, mais oportunidade de cursar uma faculdade com a criação da Universidade Estadual. A plataforma do candidato petista aponta ainda incentivos de desenvolvimento da região, “de forma eficaz e sustentável”. Para isso, Valverde vai contar com o apoio de Dilma Rousseff, fomentando a indústria de transformação e a exportação de produtos acabados, “tudo sem agredir o santuário ecológico”.

Nesse sentido, o presidente Lula já deu o primeiro passo ao garantir a pavimentação da BR 429, através do PAC. O Plano de Governo Participativo de Valverde prevê a celebração de convênios para oferecer bolsas de estudos principalmente em faculdades da área de saúde, como medicina e enfermagem, mediante o compromisso dos futuros médicos de prestarem atendimento às comunidades do Vale do Guaporé pelo período mínimo de quatro anos. “Assim, além de oferecer oportunidade aos jovens da região, haverá um retorno para a população em forma de atendimento médico”, finalizou Valverde.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário