quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Secretário da Casa Civil prestigia Fórum de mudanças climáticas


O secretário chefe da Casa Civil, Ricardo de Sá Vieira, representou o governador Confúcio Moura durante solenidade de abertura do Fórum de Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Serviços Ambientais de Rondônia, na manhã de terça-feira (27), no auditório do Sebrae, em Porto Velho. O evento é uma realização do governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em parceria com a Associação de Defesa Etnoambiental- Kanindé, com o objetivo de constituir um espaço democrático de discussão acerca do tema sobre mudanças climáticas, energia, biodiversidade, floresta e serviços.

O Fórum de Mudanças Climáticas de Rondônia aconteceu num grande estilo, com a presença dos artistas regionais Tiago Mazieiro e Altemyr Pereira Almeida (Caribe), ambos cantaram músicas que abordam a temática ambiental, reafirmando que em todos os diferentes momentos da história da humanidade, a centralidade da cultura é destacada com relação aos modos como se lê a natureza. É na cultura popular e pela música, que esses artistas rondonienses expressam suas percepções e vivências com a intenção de contribuírem para que as pessoas entendam melhor o mundo e tenham atitudes positivas com a vida.

O secretário da Casa Civil, Ricardo de Sá Vieira, assinou o decreto que institui o Fórum de Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Serviços Ambientais. Na ocasião ele afirmou que o governo do estado está empenhado em construir, de forma participativa, políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável local e integrado e o reconhecimento de todas as vertentes culturais.

“Rondônia não pode ter um modelo de desenvolvimento pautado prioritariamente no extrativismo e nem totalmente no agronegócio. Precisamos criar estratégias que conciliem a preservação e a conservação ambiental com crescimento e desenvolvimento econômico incluindo todas as vertentes sociais. Fazendo assim estaremos trilhando os caminhos do equilíbrio socioambiental, garantindo a dignidade humana e legitimando a pluralidade cultural das presentes e futuras gerações", diz Ricardo de Sá.

Durante o evento, houve a palestra do representante do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre, engenheiro Agrônomo Charle Ferreira Crisóstomo, que falou sobre as políticas públicas desenvolvidas no Acre; Mudanças climáticas em Rondônia? Pelo meteorologista Marcelo Gama, técnico da Sedam e a palestra de Vitor Mamede, secretário executivo do Observatório Nacional de REDD+.

Além da secretária da Sedam, Nanci Maria Rodrigues da Silva, participaram da abertura do evento o secretário-chefe da Casa Civil, Ricardo Sá, Edjales Benicio de Brito, do Grupo de Trabalho Amazônico; Carlino Lima, superintendente do Incra; Charle Crisóstomo, do Instituto de Mudanças Climáticas do Estado do Acre; Vitor Mamede, do GTA - Observatório Nacional do REDD+, Antonio Brito, representante da deputada Glaucione Rodrigues, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALE e reuniu autoridades, acadêmicos, pesquisadores, professores, lideranças indígenas, extrativistas e técnicos de meio ambiente.

Decom

Nenhum comentário:

Postar um comentário