terça-feira, 23 de junho de 2009

Mutirão Arco Verde Terra Legal faz quase 10 mil atendimentos

O Mutirão Arco Verde Terra Legal realizou 9.767 atendimentos nos municípios de Alta Floresta (MT), Porto Velho (RO) e Marabá (PA) entre os dias 19 e 20 de junho. O número é expressivo, uma vez que a maior parte dos serviços oferecidos pelo mutirão jamais haviam chegado à população rural beneficiada.

No que diz respeito ao Programa Terra Legal, foram realizados 290 cadastros de posseiros em Marabá e Porto Velho, além de 220 orientações sobre regularização fundiária em terras federais (MP 458) em Alta Floresta.

As ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) também resultaram na emissão gratuita de documentos civis e trabalhistas, por meio do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. Foram realizados, ao todo, 1.550 atendimentos, sendo 965 em Marabá, 209 em Porto Velho e 376 em Alta Floresta.

Nesses municípios, o Incra também prestou serviço, orientando a população a respeito da obtenção de títulos definitivos e licenciamento ambiental para liberação de créditos, além de cadastrar 148 agricultores para regularização fundiária em Porto Velho.

Parceiros

Na atuação das instituições parceiras, destacam-se as ações de saúde desenvolvidas pelos governos dos estados. Foram realizados mais de 5 mil atendimentos, entre exames preventivos e laboratoriais, atendimento odontológico, vacinas, coleta de glicemia e soroterapia, entre outros serviços de saúde.

As ações do Mutirão Arco Verde Terra Legal se completam com a atuação dos bancos da Amazônia e do Brasil, que acolheram propostas de crédito rural; das empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural, que orientaram os agricultores e emitiram a Declaração de Aptidão ao Pronaf; do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que distribuiu kits educativos; da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), que realizou o registro de pescador; e do Ministério da Defesa, que orientou a respeito do serviço militar; entre outros parceiros. (MDA- foto Eduardo Aigner)

Nenhum comentário:

Postar um comentário