terça-feira, 27 de julho de 2010

Juventude na reforma agrária é tema de palestra para cinco mil jovens

Importância, lugar e desafios da juventude na Política de Reforma Agrária é o tema da palestra que o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, apresenta nesta terça-feira (27), às 14h, em Brasília, durante o 2º Festival Nacional da Juventude Rural, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). A expectativa dos organizadores é de que cinco mil jovens participem do evento, que teve início nesta segunda-feira (26) e segue até 30 de julho

Participam ainda da mesa sobre juventude e reforma agrária o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adhemar Almeida, que vai destacar contexto e desafios da participação da juventude rural na política de Crédito Fundiário; o professor do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Sergio Leite, que vai falar sobre a importância da juventude na reforma agrária e como o Incra deve potencializar o acesso do jovem a terra; e a Coordenadora da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR) da Contag, Maria Elenice Anastácio, que vai abordar questões de raça e gênero. Para coordenar a mesa, foi convidado o secretário de Política Agrária da Contag, Willian Clementino.

Além da reforma agrária, o evento da Contag contará com debates sobre sucessão rural e políticas públicas de educação, saúde, crédito agrícola e direitos humanos. Os jovens, que reivindicam condições socioeconômicas necessárias para permanecerem no campo, pretendem entregar uma carta com as propostas para a juventude rural para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e realizar uma marcha pela Esplanada dos Ministérios. A programação do 2º Festival Nacional da Juventude Rural inclui, também, competições esportivas, apresentações folclóricas, uma exposição e atividades de capacitação na área digital.

Serviço

Mesa-redonda sobre reforma agrária do 2º Festival Nacional da Juventude Rural
Dia: terça-feira (27)
Hora: às 14h
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília
Informações: www.contag.org.br

Incra

Nenhum comentário:

Postar um comentário