terça-feira, 27 de julho de 2010

Sobrinho vai pavimentar mais ruas

O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), assinou na manhã o último sábado a ordem de serviço para a pavimentação das ruas do assentamento do bairro Teixeirão. Ao todo, serão 990 metros que serão pavimentados com bloquetes sextavados. Também serão instalados meio fio e calçadas de um metro de largura. A obra vai custar R$ 720 mil, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mais a contrapartida da prefeitura.

O assentamento foi implantado em março com o remanejamento de 103 famílias despejadas de uma área da Estrada da Penal que não tinham onde morar. O local está na programação da Caerd e da Eletrobrás Rondônia (antiga Ceron) para a instalação das redes de água e energia elétrica. Para fazer a pavimentação, os bloquetes já estão sendo fabricados no próprio bairro, com mão de obra local. O início da obra só está dependendo de uma posição da Caerd, que vai instalar uma rede de água no assentamento. “O certo é a gente fazer a pavimentação depois do encanamento, para não
executar duas vezes o mesmo serviço, só esperamos que a água não demore muito, porque a prefeitura precisa fazer este trabalho”, explicou o prefeito Roberto Sobrinho.

O Projeto de Assentamento Orientado é uma alternativa que a prefeitura criou para melhorar o acesso à habitação na Capital. A prefeitura faz a doação de terrenos titulados para os moradores e se compromete a providenciar os serviços básicos de urbanização. Já o morador fica responsável pela construção da casa. “Trata-se de uma parceria entre o poder público e a comunidade que vem dando bons resultados. Em pouco tempo o morador levanta a sua casa, que geralmente é pequena, e depois vai melhorando aos poucos. É muito mais rápido do que construir uma casa e entregar pronta para a família”, explica o prefeito.

Socialista

Também nesse sábado, o prefeito Roberto Sobrinho fez uma visita ao Assentamento Orientado do bairro Socialista, onde encontrou os moradores envolvidos na construção das casas. Familiares e amigos trabalham juntos para levantar as residências. Uma das regras do Projeto de Assentamento Orientado é que a família beneficiada tem que construir sua residência e morar no local para garantir a posse do terreno.

Os lotes dos assentamentos são destinados para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, como é o caso das famílias do Teixeirão, que foram despejadas de uma área na Estrada da Penal. O projeto também beneficia famílias sem teto cadastradas na Secretaria Municipal de Urbanização e Regularização Fundiária. A prefeitura já implantou três Assentamentos Orientados em Porto Velho – dois no bairro Socialista, incluindo o Ayrton Senna e outro no Teixeirão, A assinatura da ordem de serviço e a visita aos assentamentos foram acompanhadas pelos vereadores
Ramiro Negreiros, Elis Regina e Cláudio da Padaria, pelo secretário municipal de Regularização Fundiária, Ian Cerqueira, e pelo secretário substituto da Secretaria Municipal de Projetos Especiais, José Augusto Barcelos.

Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário