terça-feira, 21 de setembro de 2010

Um novo rumo para Rondônia


O povo de Rondônia tem bons motivos para votar nos candidatos do Partido dos Trabalhadores nestas eleições 2010.

Em Rondônia existem duas realidades: uma apresentada pelos atuais mandatários do poder estadual e outra vivida pelos pequenos municípios, moradores das periferias das cidades, agricultores familiares, ribeirinhos e indígenas. Durante recente visita aos municípios de Nova União, Mirante da Serra, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Theobroma, Cacaulândia, Ariquemes, Alto Paraíso, Monte Negro, Campo Novo e Buritis, junto com deputado federal Anselmo de Jesus, foi possível observar que os agricultores familiares estão ávidos por uma política pública que inclua a população rural no processo de desenvolvimento.

Rondônia tem em sua base fundiária, 93% de pequena a média propriedade, ou seja, é um Estado com presença relevante de agricultores familiares. No entanto, estes estão abandonados pelas políticas públicas no que se refere a assistência técnica, infraestrutura, tecnologia e pesquisa. Não há demonstração de interesse por parte do atual governo de amparar milhares de homens e mulheres que necessitam de proteção e estímulos.

Vale ressaltar que a primeira demonstração de valorização do meio rural é baseada no investimento em tecnologia e capacitação dos trabalhadores. Porém o que observamos é uma ausência total de políticas para esta categoria.

Não há em Rondônia um laboratório de análise de solo, para acessar este serviço, os agricultores precisam recorrer a laboratórios em Cuiabá. Na mesma linha, para análise da qualidade do leite, os produtores são obrigados a enviar suas amostras para Curitiba. Estes são alguns exemplos de como é tratada a agricultura familiar no Estado.

Os fatos citados são apenas alguns dos motivos para a população dar sua resposta no próximo dia 3 de outubro. O povo de Rondônia irá escolher qual projeto deverá conduzir os rumos e o modelo de desenvolvimento que queremos.

É importante destacar que os companheiros que se colocam para este desafio têm como referência o modelo de gestão implementado pelo presidente Lula, modelo este que está transformando o Brasil. (foto: assessoria)

Carlino lima

Um comentário:

  1. Estou em pleno acordo com seu ponto de vista. Rondônia tem que aproveitar as oportunidades abertas pelo bom momento que o País está atravessando. Para isso, é preciso eleger um governo alinhado com Dilma.

    ResponderExcluir