sábado, 18 de julho de 2009

NEAD tem nova equipe de coordenação

O Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem nova direção. Com nomeação publicada no mês de junho, o engenheiro agrônomo Joaquim Calheiros Soriano ocupa, desde então, a coordenação-geral do Núcleo, enquanto o sociólogo Vinícius Pedron Macário atua na coordenação-executiva.

O NEAD produz e apóia estudos dedicados a subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural. Funciona, também, como espaço de articulação institucional e de interlocução com centros de pesquisa, movimentos sociais e outros organismos estatais que atuam na área, buscando estimular a ampliação do envolvimento dos atores sociais nos espaços de gestão das políticas de reforma agrária.

Soriano destacou a intensa produção editorial do Núcleo: “É importante retomar a proposta inicial do NEAD, de ser um centro produtor de estudos e pesquisas, ampliando as possibilidades de reflexão acerca das temáticas que permeiam o mundo rural”.

Conheça

Joaquim Soriano é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também cursou as disciplinas dos Programas de Pós-graduação em Ciência Política, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Foi responsável pela área de Estudos e Pesquisas do Ministério da Reforma e do Desenvolvimento Agrário (1986) e trabalhou, em 1988, na Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA).

Vinicius Macário é formado em Ciências Sociais, com ênfase em Políticas Públicas, pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou no Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e trabalhou em pesquisas na ONG Repórter Brasil e no Escritório Piloto do Grêmio Politécnico da USP (extensão universitária). (Incra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário