sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Lista da ''Forbes'' põe Lula como 33º mais poderoso

No ranking liderado por Obama, ele deixa Chávez bem distante (67.º)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou na lista das pessoas mais poderosas do mundo, divulgada pela revista norte-americana Forbes. Lula ficou com a 33ª posição no ranking, previsivelmente liderado pelo presidente americano Barack Obama, seguido do presidente chinês Hu Jintao e do russo Vladimir Putin.

Lula ficou atrás de nomes como os magnatas das comunicações Carlos Slim e Rupert Murdoch, que ocuparam respectivamente a 6ª e a 7ª posições. Ou ainda do papa Bento 16, na 11ª, e do ex-presidente americano Bill Clinton, na 31ª. Mas ficou bem à frente do colega venezuelano Hugo Chávez, com o 67º lugar, e do presidente francês Nicolas Sarkozy, em 56º.

Lula foi considerado mais poderoso que o terrorista Osama Bin Laden, a quem são atribuídos os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, que derrubaram as torres do World Trade Center. Ele ficou com a 37ª colocação. O presidente brasileiro ganhou também da apresentadora de televisão americana Oprah Winfrey, presença certa nas listas americanas dos mais poderosos. Dessa vez, ela ficou com o 45º lugar.

A Forbes descreveu Lula como o homem que está à frente do país que lidera exportações de açúcar, suco de laranja, café, carne e aves, com vendas externas na área agrícola no valor de R$ 58 bilhões, somente no ano passado. "Os projetos para o futuro: explorar um vasto campo de petróleo na costa brasileira e transformar o País em nº 1 no mercado de carbono estimado em US$ 125 bilhões", diz o texto.

A revista trouxe uma citação do presidente brasileiro sobre outra bandeira do governo, os biocombustíveis. "Me ofende ver os dedos apontados para uma energia limpa como os biocombustíveis, dedos sujos de petróleo e carvão." Outras falas de Lula ganharam destaque, como a de que a crise financeira internacional é culpa dos "brancos de olhos azuis", dita diante de chefes de Estado do G20. A revista americana acrescentou que nem mesmo a taxação de investimentos externos parece suficiente para afastar os interessados em aplicar seus recursos no Brasil. "Os recursos naturais e a área de infraestrutura são simplesmente apetitosos demais."

Apesar de estar mais bem posicionado, Lula não foi o único brasileiro a aparecer na lista dos mais poderosos da Forbes. O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, ficou com a 62ª colocação. Ele foi descrito como "o homem mais poderoso da agricultura", além de mencionado como o maior produtor mundial de soja.

No ano passado, Lula também entrou na lista dos mais poderosos de outra revista americana, a Newsweek. Ficou com a 18ª posição, entre 50 nomes. Obama liderava antes mesmo de assumir o cargo e o segundo lugar também estava com o presidente chinês. Mas Sarkozy aparecia na terceira colocação. ( O Estado de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário