terça-feira, 30 de março de 2010

Incra oferece assessoria técnica a 7.980 agricultores familiares em Rondônia

Os agricultores dos assentamentos da reforma agrária dos municípios de Porto Velho, Nova Mamoré, Machadinho d’Oeste e Pimenta Bueno, em Rondônia, estão recebendo assessoria técnica para a produção, comercialização e organização das atividades ligadas à agricultura, oferecida pela Incra no estado. O trabalho está sendo executado por 94 técnicos agropecuários, de nível médio e superior, que atendem a 7.980 famílias, por meio do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates), que contratou a Emater para a execução dos serviços. O investimento é de R$ 6,1 milhões para um período de 12 meses.

Esses municípios são integrantes do Programa Arco Verde, desenvolvido pelo Governo Federal nos estados da Amazônia, por meio de uma ação interministerial para a preservação da região. “Buscamos fortalecer a agricultura familiar, com a qualificação do trabalho, acesso a crédito e às políticas públicas, com foco na agroecologia e preservação ambiental”, disse o superintendente do Incra-RO, Carlino Lima.

No momento, os técnicos estão fazendo o cadastramento das famílias para conhecer a realidade dos assentamentos e o perfil dos assentados. A proposta é estimular o acesso ao crédito rural, às práticas mais adequadas para produção, industrialização e comercialização, o melhoramento genético das criações e a organização para a economia solidária. Os agricultores serão orientados à produção das culturas inserindo os princípios da agroecologia - que se baseia nas dinâmicas da natureza, sem uso de agrotóxicos. Posteriormente, serão elaborados Planos de Recuperação do Assentamento (PRA) e Planos de Desenvolvimento do Assentamento (PDA). Ao longo do contrato, os técnicos participarão de cursos de capacitação oferecidos pelo Incra e Emater. (MDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário