terça-feira, 30 de março de 2010

Lula é campeão em aprovação popular

Um processo já em curso há vários meses teve sequência nesse fim de semana: mais uma pesquisa, agora a do Datafolha, mostra que a população continua a atribuir índices de aprovação cada vez maiores à administração do presidente Lula. A nove meses de deixar o cargo, o presidente atingiu a melhor avaliação desde que assumiu o posto em janeiro de 2003, com nada menos que 76% dos brasileiros apoiando seu governo, considerando-o ótimo ou bom. Conforme registra o Datafolha, o resultado é um recorde batido por um presidente da República desde 1990 quando o instituto começou esse tipo de aferição, um índice jamais alcançado pelos outros três presidentes do período - Fernando Collor de Mello, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

Um processo já em curso há vários meses teve sequência nesse fim de semana: mais uma pesquisa, agora a do Datafolha, mostra que a população continua a atribuir índices de aprovação cada vez maiores à administração do presidente Lula. A nove meses de deixar o cargo, o presidente atingiu a melhor avaliação desde que assumiu o posto em janeiro de 2003, com nada menos que 76% dos brasileiros apoiando seu governo, considerando-o ótimo ou bom.

Conforme registra o Datafolha, o resultado é um recorde batido por um presidente da República desde 1990, quando o Instituto começou esse tipo de aferição, um índice jamais alcançado pelos outros três presidentes do período - Fernando Collor de Mello, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

O presidente Lula pode estar se convertendo, assim, no chefe de governo mais popular da história brasileira, equiparando-se a Juscelino Kubitschek, o presidente mais popular do país, que deixou o Palácio do Planalto consagrado, mas numa época em que não existiam registros mais precisos desse tipo de aferição.

Inegavelmente os índices de apoio obtidos pelo presidente Lula e de aprovação da população a seu governo encerram um grande potencial de transferência de votos para a candidata à sua sucessão, Dilma Rousseff. Pelo mesmo Datafolha, ela atingiu um patamar em que 87% da população a conhecem, mas 53% ainda não sabem que ela é a candidata do presidente Lula, números que evidenciam as possibilidades de crescimento que Dilma tem até a eleição de outubro. (Datafolha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário