terça-feira, 8 de junho de 2010

PIB mostra auge da retomada do crescimento, afirma Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira (8) em Frankfurt, na Alemanha), que o crescimento do PIB no primeiro trimestre ficou acima de suas expectativas e representa o "auge da retomada do crescimento" da economia brasileira.

“O resultado foi mais do que eu esperava e mostra que a economia brasileira teve uma das melhores recuperações do mundo. Eu diria que o primeiro trimestre foi o auge da retomada do crescimento”, afirmou, observando ainda que a alta não mostra superaquecimento da economia. Além disso, acrescentou o ministro, nos próximos trimestres o PIB deve apresentar desaceleração, devido à retirada dos benefícios fiscais e ao corte de gastos do governo anunciado em maio.

Segundo Mantega, já existem sinais de desaquecimento no segundo trimestre. "O crescimento no ano vai ficar alto, mas a taxa já está decrescente. Temos a volta dos impostos, que vai fazer a demanda cair, a volta do compulsório e a taxa de juros, que já subiu 0,75%, a maior alta de todos os países. Além disso, tivemos o corte de R$ 10 bilhões nos gastos do governo." Ele afirmou ainda que a crise europeia também será um fator de desaquecimento.

O resultado do primeiro trimestre (alta de 9% sobre igual período de 2009 e de 2,7% sobre o quarto trimestre do ano passado) demonstra o vigor da economia, disse o ministro, destacando o crescimento da indústria (4,2%), da Formação Bruta de Capital Fixo (7,4%) e do consumo das famílias (1,5%), todos na comparação com o quarto trimestre de 2009. “Temos que lembrar ainda que isso se dá em relação a um ano que foi muito fraco”, ressalvou.

Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário