quarta-feira, 24 de março de 2010

II Salão Nacional dos Territórios reúne duas mil pessoas em Brasília

A abertura do II Salão Nacional dos Territórios Rurais - Territórios da Cidadania Em Foco - na noite desta segunda-feira, 22, reuniu mais de duas mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Entre elas, representantes dos colegiados territoriais dos 164 territórios rurais e da cidadania do País. Até o próximo dia 25, todos permanecerão na Capital Federal para trocar experiências e debater os avanços da política territorial implantada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em todas as regiões brasileiras.

O secretário-executivo do MDA, Daniel Maia, abriu as atividades destacando os bons resultados aferidos nos territórios rurais do Brasil. "Neste evento, temos 143 boas práticas territoriais para serem apresentadas e multiplicadas. E essas boas práticas são ações não só da agricultura. Elas envolvem projetos sociais, de educação e várias outras áreas essenciais para um meio rural desenvolvido e feliz", disse Maia. Maia reforçou a necessidade de manter o diálogo e aprimorar ainda mais a articulação de homens e mulheres com os poderes públicos municipais, estaduais e federal nas discussões das políticas governamentais para o campo. "O trabalhador rural deve estar organizado apresentando suas demandas ao poder público e o poder público, seja ele representado por uma secretaria ou ministério, deve fazer chegar a todos os cantos do País a ação contemplativa a essa demanda", afirmou.

O presidente do Incra, Rolf Hackbart, aproveitou a abertura do II Salão Nacional dos Territórios Rurais para pontuar progressos verificados no âmbito da reforma agrária brasileira. "Devemos canalizar as políticas públicas de todas as esferas governamentais para o campo. E esse tem sido o mérito do Programa Territórios da Cidadania, que alcança também municípios onde há assentamentos da reforma agrária", disse. Ele citou números que revelam o bom desempenho das ações voltadas ao acesso a terra e ao desenvolvimento da agricultura familiar. "Temos hoje mais de 84 milhões de hectares destinados à reforma agrária no Brasil; 46,7 deles foram distribuídos somente neste governo. Já são mais de 3,3 mil assentamentos criados para abrigar 574 mil famílias rurais", disse.

Boas Práticas

O secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Humberto de Oliveira, lembrou que o II Salão Nacional dos Territórios Rurais ocorre quatro anos após a primeira edição do evento. "Como na primeira vez que realizamos o Salão contávamos com 90 boas práticas territoriais, acreditávamos que seria necessário oferecer um tempo maior para o desenvolvimento dos territórios e a ampliação de novas boas ações. Nesta edição, tivemos a surpresa de receber 400 inscrições de boas práticas e selecionamos 143 para serem mostradas, debatidas e, possivelmente, multiplicadas pelos territórios rurais do País", explicou.

A abertura dos trabalhos do II Salão Nacional dos Territórios Rurais contou com a presença de autoridades das instituições parceiras do Ministério do Desenvolvimento Agrário, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco da Amazônia (BASA), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA-Brasil), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), além de ministérios federais.

Saiba Mais

O Programa Territórios da Cidadania foi lançado em 2008 e reúne 22 ministérios e órgãos públicos federais articulados com estados e municípios. A idéia é integrar as ações governamentais para ampliar a eficácia das políticas públicas em municípios com pouco dinamismo econômico e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Entre 2008 e 2009, foram investidos R$ 29 bilhões para os programas de desenvolvimento territorial sustentável. Neste ano, o orçamento da União prevê R$ 26,8 bilhões para o Programa. (MDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário