quarta-feira, 12 de maio de 2010

Valverde e reitor do IFRO tratam com Ministro da Educação investimentos para ampliação da rede do ensino tecnológico de Rondônia

O deputado Eduardo Valverde (PT/RO) e o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), Professor da Raimundo Jimenez reuniram-se nesta terça-feira (11) com o Ministro da Educação, Fernando Haddad para reforçar a necessidade da liberação dos recursos de bancada para investimentos na rede do instituto em Rondônia.

Segundo Valverde este ano foi destinado para o IFRO, mais de R$ 17 milhões de emenda de bancada que ajudará a impulsionar o ensino tecnológico em um estado que carece urgentemente de mão-de-obra especializada.

Só obras previstas para o estado através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) o Governo Federal, lembrou Valverde serão mais de R$ 128 milhões e Rondônia não conta com profissionais habilitados para trabalhar nas obras.

Conforme o parlamentar, só a construção do complexo hidrelétrico do Madeira, que inclui as usinas de Jirau e Santo Antônio, a grande maioria da mão-de-obra especializada é de fora do estado.

“Rondônia tem recebido por mês cerca de mil pessoas vindas de várias partes do país. Mesmo com cursos que foram oferecidos pelo sistema S em parceria com as hidrelétricas, não foram suficientes. Precisamos qualificar os rondonienses, pois há muito mais empreendimentos a serem realizados no estado até 2018”, disse.

O professor Jimenez agradeceu o empenho do deputado Valverde na alocação de recursos para o Instituto e também, por sua preocupação com o ensino técnico e superior no estado.

Jimenez lembrou que foi graças à intervenção do deputado junto ao MEC, foi possível ampliar as vagas de docentes em caráter emergencial para as Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte. “Se o deputado tem uma preocupação, podemos afirma que é a educação”, disse.

Na ocasião, o reitor convidou o Ministro Haddad para participar da inauguração do Campus de Vilhena prevista para o início de Junho. (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário