sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Projeto Quelônios da Amazônia busca parceiros

O período de desova das tartarugas no Rio Guaporé, em Rondônia, já se iniciou e o projeto do Ibama Quelônios da Amazônia busca parceiros para acompanhar o percurso desses animais entre Costa Marques e Laranjeiras, uma área de extensão aproximada de 200 km.

As parcerias podem ocorrer com órgãos governamentais, empresários, entidades de apoio ao turismo e proteção ambiental, entre outros. Os recursos vindos dessas parcerias serão utilizados no pagamento dos praieiros, na aquisição de combustível utilizado no deslocamento, materiais de acampamento e alimentação.

Segundo Jácomo Antônio Mediote, um dos executores operacionais do projeto e analista ambiental da superintendência do Ibama de Rondônia, “a comunidade local (os ribeirinhos) cobra a proteção das tartarugas e está disposta a colaborar, participando ativamente do projeto, como já vinha fazendo nos anos anteriores, o que lhes falta são os recursos para viabilizar a continuidade do projeto”.

O projeto vem acontecendo desde 1976, sem interrupções, e é de extrema importância para o ecossistema local. A presença humana acompanhando a postura dos ovos, a coleta dos filhotes e a soltura no rio oferece a proteção necessária para a sua reprodução, caso contrário, esta espécie seria vítima tanto de animais silvestres, que devido à degradação ambiental encontram cada vez menos alimentos, quanto de infratores ambientais, que se utilizam da fragilidade momentânea para lucrar.(Ibama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário