quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Rondônia terá o maior e mais avançado Centro de Triagem de Animais Silvestres do país

O maior centro de triagem, diagnóstico, tratamento, reabilitação e soltura de animais silvestres do país está sendo construído neste momento em Rondônia e deve iniciar suas atividades ainda no final do ano. O financiador do projeto é o Consórcio Santo Antônio Energia, que atende a uma das condicionantes da Licença de Instalação da usina hidrelétrica de Santo Antônio para minimizar os impactos ambientais sobre as populações de fauna nativa causados pela instalação da usina. O terreno em que fica o Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas foi cedido pela Universidade Federal de Rondônia – Unir.

Até 2012, ou enquanto durar o resgate de fauna referente à construção do empreendimento, toda a administração do Cetas ficará a cargo do consórcio. A partir de 2012, as instalações e a coordenação passarão para o Ibama, que pretende firmar parcerias junto às instituições de pesquisa, ensino e outras afins. Na localidade, já está em funcionamento um centro de triagem provisório que atende à demanda da empresa e recebe, inclusive, os animais apreendidos pelo Ibama/RO.

O centro contará com um laboratório de sanidade animal, no qual são feitos os exames e diagnósticos de doenças e saúde dos animais antes da soltura; um centro de triagem, local de recebimento, triagem e alojamento provisório até a destinação dos animais; uma quarentena climatizada - a climatização, além de manter o bem-estar animal, oferece o isolamento necessário para evitar a contaminação de outros animais das pessoas que trabalham no centro; sala de raio-x, utilizada para diagnosticar fraturas para mobilização e recuperação das partes afetadas; viveiros para treinamento de vôo das aves antes de serem soltas na natureza; recinto de hospedagem para felinos até sua destinação final; além de um alojamento para os técnicos, pesquisadores e funcionários que atuarão no centro. A área cedida é de um hectare, mas a Unir disponibilizou 2,5 hectares ao centro.

Segundo o superintendente do Ibama/RO, César Guimarães, este foi o maior ganho ambiental, até a presente data, no que se refere aos grandes empreendimentos que estão ocorrendo no estado. (Ibama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário