sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Biodiesel: encontro mobiliza produtores de matéria-prima

Mais de 300 agricultores familiares, além de técnicos da extensão rural, entidades representativas dos agricultores, dos agentes financeiros, de prefeituras municipais da região e secretarias municipais de agricultura estiveram presentes, na tarde desta quarta-feira (23), no Encontro de Mobilização para a Safra 2009/2010, em Montes Claros (MG).

O objetivo foi analisar os resultados da safra passada e mobilizar os agricultores familiares e suas representações para a safra 2009/2010. Atualmente, mais de seis mil agricultores familiares de Montes Claros e região têm contrato com a Petrobras Biocombustível para comercialização de matéria-prima para a Usina Darcy Ribeiro, localizada em Montes Claros. O biodiesel é produzido na usina a partir das matérias-primas mamona, girassol, soja e macaúba.

Para o secretário de Agricultura Familiar , Adoniram Peraci, “estamos conscientes de onde queremos chegar com o programa de biodiesel. Crescer com a inclusão”. Peraci destacou que o programa de biodiesel brasileiro está tentando colocar na matriz mundial a agricultura familiar, os assentados da reforma agrária. Para o secretário, a Petrobras Biocombustível tem trabalhado para chegar onde é mais preciso – Nordeste e Minas Gerais, “revolucionando o perfil de uma região”.

O secretário ressaltou a participação dos movimentos sociais no programa de biodiesel em relação aos contratos. As representações dos agricultores têm importante papel de mobilizar os agricultores nas localidades para a produção de matéria-prima para o biodiesel e, ainda, participam na relação contratual entre a empresa compradora da matéria e os agricultores.

Peraci explicou que vários instrumentos se ajustaram para a viabilidade do programa de biodiesel, entre eles, acesso ao crédito. “Dos R$ 15 bilhões para esta safra, pelo menos R$ 1,5 bilhão serão utilizados para o biodiesel”. Além disso, o secretário ressaltou as políticas de seguros de clima e de preço, instrumentos que dão mais segurança para o agricultor produzir. “Busque seu sindicato, a extensão rural para dar a segurança para plantar”.

Compromisso com Minas Gerais
O presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto, abriu seu discurso reforçando que o objetivo é de crescimento das relações, para dar continuidade ao programa no estado de Minas Gerais e a ampliação da produção de matéria-prima e de biodiesel.

De acordo com Rossetto, a Usina Darcy Ribeiro (MG) produz 50 mil toneladas por ano de óleo mas tem a possibilidade de produzir mais que este total. “Temos muita capacidade para comprar mais dos agricultores familiares, dos assentados. Queremos que os recursos fiquem aqui em Montes Claros e região”.

Rossetto reforçou o compromisso de cada vez mais melhorar o contrato com os agricultores. “Estamos aqui para ficar”, afirmou ao explicar a ampliação dos contratos de 1 para 5 anos. “Queremos uma relação mais estável”, disse.

Ele apontou, ainda, a importância do acesso ao conhecimento para obter a melhor forma de plantio. “Oferecemos profissionais de qualidade para visitar as propriedades, conversar com os agricultores”.

O prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, avaliou a implantação da Usina Darcy Ribeiro como relevante para a economia da região, para o fortalecimento da agricultura familiar. “A Petrobras dá condições para os agricultores plantarem”.

De acordo com o diretor da Petrobras Biocombustível, Jânio Rosa, a meta é aumentar a participação de agricultores familiares dos atuais 6 mil, em 2009, para 10 mil em 2010. Ele informou que serão entregues 150 toneladas de sementes para os agricultores familiares de Minas Gerais iniciarem o plantio desta safra das oleaginosas. Ele destacou a importância da participação da agricultura familiar como “parte do sucesso que vamos ter daqui para frente”. Jânio também garantiu assistência técnica de qualidade, efetiva aos agricultores que têm contrato com a Petrobras Biocombustível.

Participaram da solenidade o presidente a Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto; o secretário nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Adoniram Sanches Peraci; o prefeito municipal de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite; o presidente da Câmara de Vereadores de Montes Claros, Athos Mameluque; o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), José Silva Soares; os representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado Minas Gerais (Fetaemg), Armindo Santos e da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), Francisco Borges; o superintendente estadual do Banco do Brasil (BB), Tércio Pascoal; o diretor da Petrobras Biocombustível, Jânio Rosa; e o gerente da Usina Darcy Ribeiro, Júlio César Lopes. (MDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário