terça-feira, 22 de setembro de 2009

Seminário marca encerramento do projeto de proteção da florestas tropicais

Com o objetivo de fazer o encerramento do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), o Ministério do Meio Ambiente e o Banco Mundial promovem nos dias 23 e 24 de setembro o seminário "O PPG7 e a proteção das florestas tropicais do Brasil", no Centro de Eventos e Convenções Brasil XXI, em Brasília.

O evento será aberto pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que vai falar dos resultados e impactos gerados pelo programa em quase duas décadas e de suas contribuições à proteção das florestas tropicais brasileiras, onde foram aplicados 463,1 milhões de dólares doados pelos países do G7 (Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e Reino Unido), Comunidade Européia e Holanda, incluindo recursos de contrapartidas do governo brasileiro e de organizações da sociedade civil. Parte desses recursos foi administrada pelo Banco Mundial por meio do Fundo Fiduciário das Florestas Tropicais (RFT).

O seminário reunirá representantes dos países doadores de recursos, de instituições públicas federais e estaduais, de governos dos estados da Amazônia Legal e da Mata Atlântica e de organizações da sociedade civil para compartilhar os resultados do PPG7 a partir de exposições de temas voltados à produção sustentável, à criação e ampliação de áreas protegidas, à pesquisa científica e tecnológica para fomentar o desenvolvimento sustentável nas florestas tropicais, ao fortalecimento de organizações da sociedade civil e de instituições de meio ambiente e, ainda, à sistematização e disseminação de conhecimentos para subsidiar políticas públicas na área ambiental.

Esses temas representam as linhas de ação do programa, que desde o seu início, em 1992, é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente tendo suas ações executadas de forma compartilhada com os ministérios da Justiça e de Ciência e Tecnologia, governos dos estados da Amazônia Legal e Mata Atlântica, Ministério Público e organizações da sociedade civil.

Paralelamente ao seminário será realizada a mostra "PPG7: Produtos e Parcerias", uma demonstração de como o programa conseguiu aliar proteção ambiental com geração de renda e melhoria da qualidade de vida das populações envolvidas nas experiências. Na mostra serão expostos artesanatos, móveis de madeira certificada, biojóias, mel, doces e polpas de frutas regionais, óleos vegetais, medicamentos produzidos a partir de plantas medicinais, dentre outros.

Haverá, ainda, o lançamento de publicações e vídeos que resgatam os conhecimentos produzidos pelo programa em temas estratégicos para o uso sustentável dos recursos naturais na Amazônia e Mata atlântica.

O evento encerrará com uma homenagem a técnicos, especialistas e profissionais que de um modo geral contribuíram para o PPG7, participando de todas as suas fases (concepção, elaboração e implementação) e transformando-o numa iniciativa global e inovadora que mobilizou centenas de pessoas, instituições e organizações sociais em torno do anseio de proteção das florestas brasileiras.(MMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário