quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ibama de Ministério Público promovem programa de ressocialização ambiental em Rondônia

O Ibama de Rondônia junto com o Ministério Público Estadual iniciaram na última segunda-feira (03) o Programa de Ressocialização Ambiental, através da Oficina para Infratores Ambientais. Oferecido como pena alternativa aos infratores sujeitos a penalidades leves, o curso acontece entre os dias 3 a 7 de agosto, na Fundação Escola Superior do Ministério Público de Rondônia - FesMP.

O programa é coordenado pela analista ambiental e geógrafa Izabel F. Cordeiro da Silva, do Núcleo de Educação Ambiental – NEA do Ibama/RO, juntamente com a Procuradoria do Meio Ambiente do MPE/RO. O principal objetivo é sensibilizar os infratores ambientais para mudanças de hábitos quanto à utilização dos recursos naturais, através de palestras, dinâmicas de grupo e práticas educativas ambientais, fazendo com que os infratores revejam alguns conceitos.

“Integrar para não entregar” foi o slogan usado pelo Governo Federal na década de 70 que incentivou pessoas das regiões Sul e Sudeste a colonizarem a Amazônia. Foram atraídas em busca de terras baratas e subsídios, para desenvolverem a região, antes habitada apenas por tribos indígenas, e possibilitar uma maior integração com os outros estados federativos, explorando os recursos naturais que a Amazônia oferecia.

Este pensamento de colonização ainda persiste entre famílias que tiram da terra seu sustento, explorando os recursos existentes como lhes foram ensinados pelas gerações passadas. Para essas pessoas, o desenvolvimento foi sinônimo da substituição de parte da floresta por grandes pastos ou grandes plantações, sem a preocupação com a sustentabilidade dos recursos naturais, antes considerados inesgotáveis pela sua grandiosidade.

Esse discurso foi usado pelo superintendente César Luis Guimarães na abertura do evento, que contou também com a presença de uma promotora de justiça, do procurador geral do estado, de quatro defensores públicos, além dos facilitadores e dos infratores.

A intenção é ampliar o programa para outros estados, criando multiplicadores para trabalharem em prol da causa ambiental. Para o procurador de justiça Ivanildo de Oliveira, é preciso romper o “complexo Gabriela”, (citando a música Modinha para Gabriela, de autoria de Dorival Caymmi e cantada por Gal Costa - Eu nasci assim eu cresci assim e sou mesmo sim/Vou ser sempre assim, Gabriela…), formando uma nova concepção de exploração dos recursos naturais de forma sustentável, oportunizando às futuras gerações recursos para continuarem sua sobrevivência.

São parceiros do Ibama e do Ministério Público Estadual a Universidade Federal de Rondônia - Unir, as Secretarias Estadual e Municipal do Meio Ambiente, o Batalhão de Polícia Ambiental, o Sistema de Proteção da Amazônia - Sipam, a Delegacia Especializada do Meio Ambiente e Faculdades, como a São Lucas.(Ibama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário