quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ibama palestras educativas em Rondônia

O Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais continua desenvolvendo seus trabalhos dentro do estado de Rondônia. o Prevfogo, que representa o Ibama/RO no comitê, contribui, junto com outros 27 órgãos, com palestras educativas.

Dentro do programa, técnicos do Prevfogo promoverão palestras (calendário a seguir) com objetivo de sensibilizar a população das consequências do uso do fogo, difundir a leguminosa Mucuna Preta como alternativa para substituição de queimadas, mostrar a necessidade e os benefícios à saúde e ao meio-ambiente do não uso do fogo, além de incentivar a criação dos comitês municipais de prevenção e combate a incêndios florestais.

As cidades que receberão as palestras são Rio Crespo (12), Buritis (14) e São Francisco do Guaporé (19), que servem de ponto estratégico para difusão do programa para as demais cidades de Campo Novo, Monte Negro, Alto Paraíso, Jacinópolis, Porto Velho, Cujubim, Machadinho D’Oeste, Ariquemes, Alta Floresta, Costa Marques, São Miguel e Rolim de Moura.

Além das palestras, o Prevfogo vem trabalhando no combate aos incêndios florestais. Só no mês de julho, foram combatidos nove incêndios. Vale salientar que não é comum tanto incêndio neste período.

Apesar da redução de 73% no número de focos de calor, em relação ao mesmo período de julho de 2008, verifica-se cada vez mais a necessidade da existência de programas educativos como o desenvolvido pelo comitê. Para o coordenador regional do Prevfogo, Roberto Fernandes, a melhor forma de combate aos incêndios é trabalhando antes que eles aconteçam. (Ibama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário