quarta-feira, 10 de março de 2010

Leitura no meio rural será defendida em Conferência de Cultura

O Programa Arca das Letras participa, desde o último domingo (7), das pré-conferências setoriais da II Conferência Nacional de Cultura, que acontece de 11 a 14de março em Brasília. O objetivo das equipes do Arca é colocar em discussão a importância do trabalho realizado pelo Programa, que desde 2003 leva bibliotecas às mais distantes comunidades rurais, extrativistas, indígenas e quilombolas do País.

Para reforçar a idéia que será levada à conferência, coordenadores, supervisores e articuladores do Arca das Letras estão reunidos em Brasília. Um dos pontos de debate é a formação de Redes de Bibliotecas Rurais e o fortalecimento dos agentes de leitura – voluntários que se dedicam à circulação dos livros e ao incentivo à leitura nas bibliotecas.

Nesta terça-feira (9), os pré-conferencistas do Arca das Letras definiram propostas de ações no meio rural, na área de livro, leitura e biblioteca. Eles também decidiram realizar encontros estaduais para organizar ações de apoio à leitura no campo.

O agente de leitura Pedro Pereira dos Santos, morador de Esperança (PB), será o representante do Arca das Letras na II Conferência Nacional de Cultura. “Irei chamar a atenção para a necessidade de melhorar a visibilidade das ações do Programa entre as políticas públicas de fomento à leitura”, afirma.

Pré-conferências (Programação)


Terça-feira (09/03)
Local: sede do Programa Arca das Letras
9h às 19 h – capacitação para organizar acervo e formar agentes de leitura

Quarta-feira (10/03)
Local: Auditório do MDA (Esplanada dos Ministérios, Bloco A)

9h às 12h – estratégias para consolidação e gestão do Arca das Letras nos Estados

14h às 18h – encaminhamento das propostas gerais e informes sobre a pré-Conferência Setorial de Literatura, Livro e Leitura. (Incra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário