sexta-feira, 12 de março de 2010

Salão do Turismo está com inscrições abertas para empreendimentos agrários

O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está desde o último dia 1º com inscrições para seleção de Redes e Empreendimentos da Agricultura Familiar, para as instituições que desejam participar do Salão. Serão selecionados 24 empreendimentos de agricultores familiares das cinco regiões do país, que terão a oportunidade de expor, promover e comercializar seus produtos no evento.

Para que os empreendimentos possam se inscrever, eles devem pertencer a uma rede ou empreendimento de agricultura familiar, de acordo com os critérios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de possuir capacidade de oferta nacional e atender às exigências fiscais e sanitárias para a circulação de produtos.

Serão priorizados empreendimentos que comercializam produtos orgânicos certificados e produtos da sociobiodiversidade, como a castanha do Brasil, o guaraná, pinhão, a erva mate, entre outros. A diversidade de produtos também será um fator de prioridade na seleção.

O Mercado da Agricultura Familiar estará em um dos diversos espaços do Salão do Turismo: a Vitrine Brasil. Nesse espaço, o visitante pode interagir diretamente com a cultura, o artesanato e a gastronomia dos roteiros turísticos brasileiros. No mercado, as cooperativas, associações e agricultores familiares reunidos em redes comercializam e expõem alimentos e bebidas que produzem.

A chamada e o formulário estão disponíveis no site www.mda.gov.br/saf. O resultado será divulgado a partir do dia 1º de abril. Em 2009, a comercialização dos empreendimentos que participaram do Mercado da Agricultura Familiar chegou a R$226 mil, durante os cinco dias de evento.

A quinta edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, acontece de 26 a 30 de maio, no Anhembi – São Paulo. O maior evento de turismo do país é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), tendo reunido cerca de 100 mil visitantes no ano passado. (Mercado e Eventos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário