quarta-feira, 10 de março de 2010

Lula defende Dilma de ataques

Dilma vai manter livere mercado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a pré-candidata do PT a sua sucessão, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, nãolevará o país para a esquerda ou elevará excessivamente o controle do Estado sobre a economia. Dilma negou que esteja fazendo campanha antecipada e inaugurando obras inacabadas.

O presidente Luiz Inácio Lulada Silva defendeu terça-feira, em entrevista à Associated Press, apré-candidata do PT a sua sucessão, a ministra-chefe da CasaCivil, Dilma Rousseff, das interpretações de que ela poderia levar omaiorpaís da América Latina para a esquerda e elevar excessivamente o controle do Estado sobre a economia.

Dilma vai manter a política de livre mercado no Brasil e está preparada para se tornar a primeira presidente mulher, embora nunca tenha se candidatado a um cargo eletivo argumentou Lula. Eu não ofereceria ao povo brasileiro uma pessoa em quem eu não confiasse.

Terça-feira,Dilma praticamente descartou a possibilidade do tesoureiro do PT, JoãoVaccariNeto, ser o responsável pelas finanças de sua campanha. Aministraafirmou que a tendência é manter a estratégia adotada pelopartido desde2006 de separar as duas tesourarias.

Nós temos tido nas últimas eleições uma opção por diferenciar as duas tesourarias. A tesouraria dopartido tem mais obrigações do que a dacampanha presidencial. Então atendência é manter isso, a mesma coisa que ocorreu em 2006 na época da eleição do presidente Lula afirmou aministra.

Vaccari Neto teve oseu sigilo bancário quebrado pelo Ministério Público de São Paulo, queestá investigando irregularidades que teriam sido cometidas na Cooperativa Habitacional dos Bancários deSão Paulo (Bancoop) quando ele ocupava a diretoria da entidade. A Bancoop é uma cooperativa criada em 1996 pelo Sindicato dos Bancáriosde São Paulo, comandado pelo PT, para construir conjuntos habitacionais para seus cooperados. A suspeita doMP-SP é de que ela não tenha cumprido a promessa de entregar imóveis quitados aos seus cooperados eque tenha servido, na verdade, paracaptar recursos para o caixa doisdo PT.

A ministra defendeu o companheiro de partido ao ser perguntada sobre o assunto.

Achoque o Vaccari tem todo o direito de defesa e nós temos tidobastanteclareza em defender o direito de as pessoas se defenderem antes de serem condenadas, acusadas e de fato afastadas do que fazem ponderou.

A oposição, por sua vez, não pretende perder aoportunidade de desgastar ogoverno em ano eleitoral. O PSDB apresentou terça-feira requerimento à Mesa Diretora do Senado para que a Casasolicite auditoria ao Tribunal de Contas da União nos recursos aplicados pela Bancoop. De autoria dosenador Alvaro Dias (PSDB-PR), orequerimento pede que o TCU investiguea aplicação de recursos defundos de pensão de empresas estatais na cooperativa. Segundo o tucano,o MP-SP identificou milhares demovimentações financeiras fraudulentas na cooperativa que tinham como objetivo ludibriar os cooperados que aplicavam suas economias em empreendimentos imobiliários. Os tucanos também criaram terça-feira, na Assembleia Legislativa de São Paulo, uma CPI para investigar o caso.

Em nota publicada na tarde de terça-feira, o PT disse que vai entrar na Justiça contra veículos de comunicação pedindo reparação pelas infâmias publicadas em reportagens. Segundo o presidente do partido,JoséEduardo Dutra, que assina a nota, o PT também vai fazer uma representação no Conselho Nacional do Ministério Público contra o promotor José Carlos Blat, responsável pelo inquérito que investiga possíveis irregularidades na cooperativa. (Com agências/Jornal do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário