segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Berzoini e Dutra: eleger a primeira mulher presidente do Brasil é desafio do PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) comemora 30 anos nesta quarta-feira (10). Na opinião do atual presidente, deputado Ricardo Berzoini (SP) e do presidente eleito, ex-senador José Eduardo Dutra (SE), o desafio inédito que está colocado para o partido neste momento, é a eleição da primeira mulher para presidente do Brasil, no caso a ministra Dilma Rousseff, que deve ser oficializada candidata à Presidência da República pelo PT e partidos da base aliada do Governo Lula.

Tanto Berzoini quanto Dutra lembram que o PT já passou por experiência semelhante ao eleger o primeiro operário e líder sindical para conduzir o país. Segundo eles, essa, também foi uma experiência inédita na história brasileira.

Ricardo Berzoini deixa a presidência do PT no dia 10, ocasião em que ocorre a posse formal dos novos dirigentes. O deputado espera que a militância faça um balanço da gestão dele nos últimos anos. No entanto, ele acredita que cumpriu um papel importante na recuperação do partido, após a crise de 2005. “Nós assumimos a direção num momento que o PT era duramente atacado, não só pela oposição, mas também pela mídia, que tentava desconstruir a imagem do partido. Como resposta, 300 mil filiados compareceram às urnas para eleger as direções nacional, estadual e municipal. Isso deu energia ao conjunto do partido para se defender do cerco político e lutar para construir a vitória de Lula em 2006”.

Berzoini destaca também a eleição dos governadores Jacques Wagner (BA), Marcelo Deda (SE) e Ana Júlia (PA). A reeleição de Wellington Dias, no Piauí e do projeto político vitorioso do Acre, também são lembrados pelo deputado, como momentos marcantes do partido.

Entre outras políticas implantadas, o deputado cita a nova estrutura organizativa da juventude, a Escola Nacional de Formação e o Código de Ética. Segundo o parlamentar, o presidente eleito, José Eduardo Dutra “poderá se dedicar integralmente à campanha eleitoral de 2010 sabendo que tem o partido muito mais estruturado, organizado e financeiramente administrado”.

Ideais - Para José Eduardo Dutra, que será solenemente empossado na noite do dia 19, no IV Congresso do PT, na presença de 1.350 delegados, “é um desafio e uma honra dirigir o PT”. O ex- senador acredita que nesses 30 anos o PT mostrou que sabe fazer política de forma diferente. É claro que nesses 30 anos o Brasil mudou muito, assim como o mundo mudou e o PT também mudou. O PT soube mudar sem mudar de lado.

Continua defendendo os ideais que pavimentaram sua construção e crescimento. O partido cresceu institucionalmente sem se afastar dos movimentos sociais. Hoje é um partido enraizado na sociedade brasileira. Que conseguiu levar à Presidência da República aquele que era antes o maior líder popular da história do país e que, hoje, tem o nome inserido na história como um dos maiores presidentes da República que o Brasil já teve”, disse.

Em relação ao IV Congresso Dutra acredita que o evento, por si só, é importante para a política brasileira e da América Latina. No congresso serão aprovadas diretrizes que vão nortear a construção do programa de governo, a tática eleitoral e política de alianças.

Berzoini e Dutra acreditam que a eleição da pré-candidata Dilma Roussef como presidente da República dará continuidade ao projeto que vem sendo implementado pelo governo Lula, desde 2002. Para ambos, a eleição da ministra significa avançar ainda mais no resgate da dignidade da população brasileira. O Congresso Nacional do PT acontece no período de 18 a 20, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. (Assessoria PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário