segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Amazônia concentra 99,9% dos casos de malária do Brasil

Mais de 500 mil pessoas contraem malária a cada ano no Brasil, e 99,9% dos casos acontecem na Amazônia, de acordo com informações da Agência Amazônia. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença atinge 807 municípios brasileiros.

Apesar da dificuldade em controlar a doença, que atinge três milhões de pessoas por ano em todo o mundo, um artigo científico publicado pela revisa Nature, produzido por pesquisadores das universidades Yale e Vanderbilt, descobriu novas técnicas para combater a malária.

O estudo identificou receptores de odores do mosquito Anopheles gambiae, transmissor da doença. Ao identificar quais os odores que atraem o mosquito, a pesquisa abre a possibilidade de se criarem compostos para confundir ou atrair o mosquito para armadilhas.

"Agora estamos pesquisando componentes que interajam com esses receptores. Compostos que confundam esses receptores, por exemplo, podem ser usados para diminuir a capacidade de o mosquito encontrar o homem. Ou compostos que os estimulem podem atrair os insetos para armadilhas", disse John Carlson, professor em Yale e líder da pesquisa.

O artigo Odorant reception in the malaria mosquito Anopheles gambiae, de John Carlson e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com. (Amazônia Org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário