terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pesquisadores debatem novo desenvolvimento rural para o País

"A pobreza no campo tem um incrível espelho no sofrimento das grandes metrópoles e é preciso soldar solidariedades e alianças entre os dois lados para mudar esse quadro". Para discutir as bases e contribuir com tal mudança, citada acima pelo pesquisador Reginaldo Moraes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), autoridades e especialistas irão participar do Seminário Novo Desenvolvimento Rural.

O encontro acontece em Brasília, nesta terça-feira (9), no Auditório Térreo do Ministério do Desenvolvimento Agrário - Bloco A, Esplanada - e tratará da relação entre o desenvolvimento rural e nacional em três mesas-redondas. A abertura, às 9h, será feita pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e pelo professor Reginaldo Moraes.

O evento é resultado da parceria entre o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/ MDA) e a Unicamp. Esse trabalho conjunto gerou dois estudos transformados em publicações e um seminário, em 2007, sobre tema correlato. Todas as atividades foram coordenadas pelos pesquisadores Reginaldo Moraes e Carlos Henrique Árabe.

Debates

Três momentos dividirão o Seminário. Na primeira mesa-redonda, Ladislau Dowbor, professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Carlos Henrique Árabe, pesquisador da Unicamp, irão discutir a relação entre desenvolvimento nacional e rural, sob uma vertente territorial. O objetivo é reconstruir um desenvolvimento que revalorize o campo.

Para complementar o primeiro tema, a segunda mesa-redonda vai detalhar o desenho de políticas públicas que promovam esse novo desenvolvimento rural. Estarão presentes para esse debate, com o tema “Território e Desenvolvimento”, o professor e pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Renato Maluf e o coordenador do Programa Terra Legal/MDA, Carlos Guedes.

A última mesa, com o tema “A política no novo desenvolvimento rural”, pretende discutir a relação entre projetos, ações e estratégias que impulsionem o novo desenvolvimento rural. Serão abordados os desdobramentos desse plano de ações, além dos possíveis problemas e desafios relacionados à política fundiária e ao desenvolvimento agrário. Participam Reginaldo Moraes e o coordenador-geral do NEAD/MDA, Joaquim Soriano.

Perspectivas

De acordo com os organizadores, o seminário não será restrito aos debates presenciais. Conforme Reginaldo Moraes, a expectativa é continuar o trabalho sobre o tema, em outros fóruns e espaços. "É uma etapa que, esperamos, terá desdobramentos futuros, com a gradual implantação de uma comunidade virtual, um campo de debates sobre o novo desenvolvimento rural, colocando na conversa pesquisadores e centros de estudo de diferentes partes do país, de diferentes especialidades acadêmicas e de diferentes orientações teóricas", acrescenta.

O debate, que segundo Carlos Árabe é antigo e envolve fatores políticos e econômicos, é essencial para fortalecer o papel da agricultura familiar como agente de desenvolvimento. “A construção dessas realidades depende muito da troca de idéias. Não é algo espontâneo, não há um caminho exclusivo e único para o desenvolvimento. Podemos dizer que a formação de um pensamento social crítico e ativo na construção de rumos mais justos e menos custosos para a maioria é um fator importante nas escolhas possíveis que se abrem com o desenvolvimento”, conclui.

Programação

9h – Abertura
Guilherme Cassel – ministro do Desenvolvimento Agrário
Reginaldo Moraes – Unicamp
10h – Mesa “Desenvolvimento nacional e rural”
Expositor: Ladislau Dowbor – PUC/SP
Debatedor: Carlos Henrique Árabe – Unicamp
14h – Mesa “Território e desenvolvimento”
Expositor: Renato Maluf - UFRRJ
Debatedor: Carlos Guedes – Programa Terra Legal/ MDA
17h – Mesa “A política no novo desenvolvimento rural”
Expositor: Reginaldo Moraes - Unicamp
Debatedor: Joaquim Soriano – NEAD/ MDA (Incra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário