sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Regularização ambiental de imóveis rurais é discutida em Brasília

O Cadastramento Ambiental Rural é um instrumento básico e fundamental para o Programa Mais Ambiente, criado por decreto do presidente Lula em dezembro de 2009, que vai fornecer recursos públicos para a regularização ambiental dos imóveis rurais. A afirmação é do secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Egon Krackeke,ao participar da oficina de subsídios para a implementação do Cadastramento Ambiental Rural (CAR). Os secretários estaduais de Meio Ambiente da Amazônia Legal e representantes do Ministério do Meio Ambiente se reuniram, nesta quarta-feira (10/02), em Brasília, para discutir os principais desafios para implementação do cadastro.

O cadastro ambiental rural (CAR) é um sistema eletrônico de identificação georreferenciada da propriedade rural ou posse rural, contendo a delimitação das áreas de preservação permanente, da reserva legal e remanescentes de vegetação nativa localizadas no interior do imóvel, para fins de controle e monitoramento. Segundo a maioria dos secretários presentes, o principal desafio é a adesão dos produtores ao sistema pelo alto custo do levantamento dos dados exigidos e pela insegurança jurídica gerada pelas grandes ameaças do Congresso Nacional em alterar o Código Florestal.

Para a secretária de Biodiversidade e Florestas, Maria Cecília Wey de Brito, a preocupação ambiental não é só estadual ou federal, é mundial. "Em nível global, está sendo discutido o Mecanismo de Desenvolvimento Verde. Em breve, não será possível ter relações comerciais com outros países sem implementar o CAR", disse a secretária, divulgando 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade instituído pelas Nações Unidas.

Segundo o diretor do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento, Mauro Pires, o CAR faz parte do contexto de políticas governamentais de comando e controle e de desenvolvimento sustentável que foram responsáveis pela queda significativa do desmatamento na Amazônia nos últimos anos que reduziu de 27 mil Km2 em 2004 para 7.008 km2 em 2009. (MMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário