segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PF faz operação contra fraude no seguro-desemprego em Mato Grosso e Rondônia

Nesta sexta-feira (5), a Polícia Federal (PF) iniciou a Operação Bismarck, com o objetivo de combater fraudes em saques do seguro-desemprego em Mato Grosso, Rondônia e mais sete Estados: Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Paraíba.

Segundo a PF, dez pessoas já estão presas por flagrantes ocorridos durante as investigações e novos mandados de prisão já foram recebidos. As informações são do jornal Diário do Amapá.

De acordo com o jornal, a fraude contra a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) contou, pelo menos por algum tempo, com a facilidade de acesso a informações por parte de empregados das duas instituições.

A polícia informou que o golpe começava com informações sobre parcelas de seguro-desemprego a serem recebidas por meio de Caixa e MTE. Com isso, os suspeitos teriam falsificado documentos pessoais daqueles que tinham direito ao seguro-desemprego para depois sacar os valores. Quando o verdadeiro titular do direito ia realizar o saque, descobria a fraude, e o próprio Ministério do Trabalho pagava novamente o benefício.

As investigações se iniciaram em 2008, através do próprio Ministério do Trabalho e Emprego, de onde surgiram várias denúncias da fraude, que contava com o apoio dos empregados temporários da Caixa e do MTE. A PF informou, ainda, que cada suspeito obtinha de R$ 15 mil a R$ 20 mil por mês com os saques indevidos. (Amazônia org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário